Após o duelo contra o Pinheiros, Bauru soma 13 vitórias e 3 derrotas no Paulista. (Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

Texto: Caio Gasparetto/Círculo

Restando apenas uma semana para o final da fase de classificação, o Bauru/Basket conheceu seu terceiro revés no Campeonato Paulista de 2018. A derrota veio para o Pinheiros, por 90×89, neste último sábado (15). Antes disso, na quinta-feira (13), a equipe enfrentou o modesto time de Osasco e venceu com tranquilidade, por 72×61. Com as duas partidas disputadas fora de casa, o Dragão agora retorna à cidade Sem Limites para finalizar o 2º turno da competição. Os dois jogos restantes serão no Ginásio Panela de Pressão, contra a equipe do Corinthians, no dia 19, e Paulistano, no dia 21. 

DERROTA NA CAPITAL

Na partida disputada no Ginásio Henrique Villaboim, localizado no Esporte Clube Pinheiros, na capital, os mandantes dominaram o primeiro tempo, com ótimo aproveitamento nos chutes de fora. Com incríveis 7 arremessos de três convertidos em nove tentados no quarto inicial, o Pinheiros garantiu uma vantagem de 10 pontos logo de cara, finalizando os primeiros 10 minutos  com 28×18 no placar. No segundo quarto, administrando o volume de jogo e distribuindo a pontuação, a equipe conseguiu neutralizar totalmente o líder da competição, e foi para o vestiário com uma liderança confortável no marcador. O Bauru/Basket, que até então vinha em uma sequência de oito vitórias consecutivas, encarava um sonoro 56×38 apontado pelo placar. 

O segundo tempo marcou uma bela partida de recuperação por parte de Bauru, que voltou do intervalo mais ativo na defesa e focado no duelo, segurando os ataques pinheirenses. A equipe da capital paulista sofreu com o jogo no garrafão, resultado da ausência do pivô Renato Carbonari, lesionado, e dos problemas com faltas de Christopher Ware e Marcus Toledo. Após reconhecer a fraqueza do adversário, Bauru passou a abusar do jogo interno. Com uma mescla de jogadas desenhadas para Jefferson William e Lucas Mariano, a pontaria certeira do argentino Enzo Ruiz no perímetro, e mais uma ótima ajuda vindo do banco de reservas, fornecida pelo armador Cauê Verzola, a equipe bauruense havia voltado para o jogo. Ao final do terceiro quarto, o placar apontava 68×63 para os mandantes. O Pinheiros, que chegou a liderar por 18 pontos, viu sua vantagem cair para apenas 5. 

No último período, Bauru continuou batendo na porta em busca da virada, mas a equipe pinheirense conseguiu segurar a reação durante boa parte dos minutos finais. No entanto, já nos últimos 50 segundos de jogo, Lucas Mariano guardou um arremesso do perímetro que fez com que Bauru passasse a frente pela primeira vez desde os 5×3 nos primeiros dois minutos de partida. O placar apontava 87×86 a favor dos visitantes, que vinham em busca de uma vitória significante. Porém, na posse seguinte, foi assinalada uma falta antidesportiva duvidosa, supostamente cometida pelo ala-pivô Jefferson William. A marcação fez com que o Pinheiros voltasse a assumir a liderança, 88×87. Após uma troca de lances livres convertidos pelas duas equipes, o jogo se resumiu à última posse. Bauru possuiu a bola nas mãos para tentar o arremesso da vitória, com dois segundos no relógio, após um tempo técnico pedido por Demétrius Ferracciú. Contudo, o que aconteceu dentro de quadra com certeza foi diferente das instruções dadas pelo comandante. Bauru não conseguiu executar uma boa jogada, e acabou que Larry Taylor arremessou a bola do jogo muito bem marcado, sem sucesso. 

Mesmo com a derrota, a equipe bauruense se mantém na primeira colocação do Campeonato Paulista, com uma vitória de vantagem para o segundo colocado, o próprio Esporte Clube Pinheiros. A briga pelas primeiras colocações da tabela será acirrada na reta final do campeonato, que terá sua fase de classificação encerrada em pouco mais de uma semana, confirmando os confrontos para os playoffs. 

VITÓRIA CONTRA O OSASCO 

O duelo entre Bauru e Osasco, disputado na última quinta-feira (13), não prometia muita coisa para o destino do campeonato. O líder, em uma sequência de sete vitórias consecutivas, enfrentava um adversário que já não briga por mais nada na competição. O que se viu dentro de quadra foi a superioridade bauruense, que venceu com tranquilidade por 72×61.

Gui Santos atuou por oito minutos depois de dez meses de recuperação. (Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

A partida marcou o retorno do jovem ala-armador Gui Santos, que ficou afastado por dez meses após romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, ainda na última edição do NBB. O armador Fúlvio, que estava cotado para fazer sua estréia no confronto, acabou novamente preservado pela comissão técnica e deverá entrar em quadra nos dois últimos jogos da fase de classificação, diante da torcida bauruense.