Evento aberto ao público reúne professores e alunos para debater temas importantes por meio o cinema
Bruna Pessoa Sampaio
O CineFórum é um projeto desenvolvido pelos alunos de Psicologia da USC que teve início em 2014. O objetivo é debater, por meio de filmes, temas relevantes para o público universitário e comunidade externa.
A ideia partiu do interesse dos alunos em discutir os filmes que assistiam em sala de aula. Este ano, o Cinefórum iniciou a programação no dia 20 de março com o filme “Obrigado por Fumar”, uma comédia lançada em 2006, dirigida por Jason Reitman.
A primeira sessão contou com a participação dos professores Cleiton Senem e Renato Valderramas, que discutiram o tema abordado ao final do filme.
O filme gira em torno de seu próprio tema: “Obrigado por fumar”, no qual Nick Naylor (Aaron Eckhart) é o principal porta-voz das grandes empresas de cigarros, ganhando a vida defendendo os direitos das empresas produtoras de tabaco para qual ele trabalha nos Estados Unidos. Desafiado pelos vigilantes da saúde e também por um senador oportunista, Ortolan K. Finistirre (William H. Macy), que deseja colocar rótulos de veneno nos maços de cigarros, Nick passa a manipular informações de forma a diminuir os riscos do cigarro em programas de TV. Além disso, Nick conta com a ajuda de Jeff Megall (Rob Lowe), um poderoso agente de Hollywood, para fazer com que o cigarro seja promovido nos filmes. Sua fama faz com que Nick atraia a atenção dos principais chefes da indústria do tabaco e também de Heather Holloway (Katie Holmes), a repórter de um jornal de Washington que deseja investigá-lo. Nick repetidamente diz que trabalha apenas para pagar as contas, mas a atenção cada vez maior que seu filho Joey (Cameron Bright) dá ao seu trabalho começa a preocupá-lo.
“O tema proposto é altamente pertinente, apesar de o filme ter essa vertente de comédia, de tratar um tema sério por um lado mais humorístico. Vivemos esse tipo de situação por conta do posicionamento de alguns veículos de comunicação que se colocam como isentos, mas que na verdade não são isentos assim”, opina Valderramas.
Para Valderramas, o filme transmite para a sociedade é, primeiramente, a questão de tomar cuidado com aquilo que esta na mídia e, no segundo momento, a questão da ética. O professor deixa a dica para todos os alunos participem do Cinefórum, pois muitos filmes tratam de assuntos interessantes e em circunstâncias casuais, geralmente não se faz essa discussão sobre as informações presentes. “Esse é o diferencial do evento, onde podemos diante do debate formar uma opinião diferenciada”, ressalta
O professor Cleiton Senem, em sua análise sobre o filme, discutiu a questão dos valores de Nick, o protagonista, que inicialmente apresenta uma teoria ética utilitarista, uma doutrina que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más ao promover o oposto da felicidade.
“O Cinefórum apresenta a possibilidade de criar um ambiente extraclasse mais desestruturado, no sentido de não ter uma formalidade que se precisa cumprir em sala de aula, e favorece uma maior participação nos debates dos próprios alunos, com a possibilidade de trazer alunos de outras turmas. Com isso, contribui para outra forma de compreensão, favorecendo o intercâmbio de informações”, relata Cleiton.
Bruna Cazzoli, aluna do terceiro semestre de Psicologia, coloca o filme como interessante. “O que mais valorizei foi a importância do argumento mostrada no filme, pois é essa a diferença na defesa do seu ponto de vista. Percebi isso através do ator principal, que tinha o controle e sabia muito bem manipular os argumentos a seu favor, sabendo tirar o foco do seu assunto principal. No começo do filme, ele tinha um ponto de vista e no decorrer da metragem, por conta de alguns acontecimentos, ele refletiu sobre os fatos”, relembra.
Para os interessados em participar do CineFórum, basta curtir a fanpage no Facebook (https://www.facebook.com/cineusc?fref=ts) em que os responsáveis pelo evento disponibilizam qual o próximo filme, a data e também o acesso às inscrições.
O evento é aberto ao público e ocorre às sextas-feiras, durante o semestre, no período da tarde.
Vale lembrar que é expedido um certificado da USC de AACC -(Atividades Acadêmico-Científico-Culturais) para aqueles presentes no evento.