Alunos do curso de moda participantes do projeto de extensão apresentam novos modelos em exposição no Bauru Shopping

Mariana Fadel Camargo e Giovana Melanda

O Bauru Shopping, em parceria com o projeto de extensão Inventamoda, da Universidade do Sagrado Coração, e a Sorri-Bauru, leva a seu terceiro piso a exposição “Jardim de Sorrisos”, criada pelos alunos do curso de moda da USC e finalizados com pinturas e aplicações dos usuários do Sorri.
A mostra conta com seis modelos de cores vibrantes desenvolvidos através de materiais alternativos, como revistas antigas de moda. Os looks foram desenvolvidos a fim de proporcionar soluções de trajes adequados para o público que necessita do acesso a moda inclusiva, trazendo melhora na autoestima de quem ainda encontra dificuldade em encontrar um modelo que respeite sua condição. O projeto deseja chamar atenção da sociedade a respeito das questões da acessibilidade utilizando a arte da moda como maneira de expressão.

Alunos de moda da USC confeccionam vestidos em conjunto com o projeto Sorri

Alunos de moda da USC confeccionam vestidos em conjunto com o projeto sorri (foto: Giovana Melanda)

Resultado emocionante

Segundo Victor Ferreira, aluno participante do projeto, o resultado dessa parceria foi emocionante: “Depois de tanto trabalho, ver o fruto do seu suor”, declarou. Victor também considera a parceria com o Sorri uma experiência de aprendizado: “muitas vezes você até pensa “vou ajudá-los, ensinar a mexer na máquina de costura, ou alinhavar …” mas eles passam tanto conhecimento para nós, sobre a vida, respeitar a diversidade, não construir conceitos prévios e estar aberto para conhecer novas pessoas.”
O projeto de extensão Inventamoda atende os alunos egressos no curso de moda da USC, mas qualquer aluno da instituição que tenha o perfil para participar pode se inscrever semestralmente no site da universidade. O projeto tem como missão trabalhar a inclusão social e chamar atenção da sociedade sobre a questão da acessibilidade através da moda. Seu publico alvo são os usuários da Sorri, instituição que promove o acesso pleno e a participação ativa das pessoas com deficiência no dia-a-dia da comunidade. O projeto já atendeu 82 pessoas só no primeiro semestre de 2015.

A professora orientadora do projeto, Karla Alves, exaltou seu orgulho pelos alunos “O projeto só existe graças a dedicação e comprometimento de alunos e usuários – tenho muito orgulho de orientar esse projeto e mais orgulho ainda dos meus alunos que se dedicam de coração a essa missão.”
A exposição vai até o dia 13/09, tem abertura às 10h e encerramento as 22h e se encontra no terceiro piso do Bauru shopping (em frente a loja Hering).

Alunos participantes do projeto: Ana Lívia Rodrigues Ruiz, Beatriz Sais Macedo, Kaio César d Silva Barbosa, Kananda Tatiele Moreira da Silva, Laura de Lima Jaime, Jenniffer Letícia Falcão Rosa, Lívia Mandolini de Oliveira, Luana Factori, Luciana Domingues Braz da Silva, Marina Moreira Ferreira Ataliba, Vitória Domingues Tamassia e Victor Ferreira da Silva
Cuidadores da Sorri: Ester Leite Araújo e Luciana Azevedo da Silva
Coordenadora do Projeto de extensão Inventamoda: Professora Karla Alves