Nutricionista dá dicas para quem quer controlar o desejo pelos ovos de chocolate que são atrativos dos supermercados nesta época do ano

Leonardo Colombo, Samuel Bueno, Matheus Mariano e Joyce Lopes/Círculo

Com a chegada da Páscoa, a procura por ovos de chocolate e produtos derivados aumenta consideravelmente nos supermercados e lojas de chocolates especializadas no ramo. Mas quem acaba sofrendo mais durante esse período são os diabéticos, que encontram dificuldades nessa época para achar produtos que possam saciar o desejo por doces. É o caso da estudante Thamiris Vieira, 26, que descobriu que tem diabetes há sete anos. “Sinto muita falta de consumir doces, sempre amei doces e a única alternativa que eu tinha era comer os produtos diet. Já passei muito mal”. Ainda segundo a estudante, há algum tempo, ela só comia doces diet para que a taxa de açúcar em seu corpo não sofresse alteração.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), estima-se que no Brasil existam mais de 13 milhões de pessoas com a doença, o equivalente a 6,9% da população. A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz ou não consegue utilizar adequadamente a insulina, hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue e o transforma em energia.

De acordo com a nutricionista e professora universitária Maria Grossi Machado, o tipo de diabetes que mais atinge os brasileiros adultos é o tipo II. Dentre os fatores de risco para se adquirir o diabetes, destacam-se o sedentarismo, e ter histórico da doença na família, por isso é importante realizar os exame de glicemia (taxa de açúcar no corpo).

Hoje o consumidor encontra uma variedade de opções que o auxiliam a enfrentar essa dificuldade causada pela doença. Basta pesquisar e a chance de encontrar opções no mercado é alta. Mas de acordo com a nutricionista,  há opções que podem substituir os doces que vão além de chocolates como, por exemplo, frutas assadas polvilhadas com canela, frutas congeladas batidas com leite gelado em forma de sorvete e frutas com pasta de amendoim. Caso o desejo por chocolate seja incontrolável, a profissional recomenda o consumo de chocolate 70% cacau em pequenas porções, logo após as refeições.

E o consumo desse produto símbolo da páscoa é mesmo grande nesta época. O setor não revela estimativas, mas para se ter uma ideia, só no ano passado, a indústria brasileira produziu quase 9 mil toneladas de chocolate, o equivalente a 36 milhões de ovos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB).

Edição: Amanda Medeiros, Thaís Ferreira e Vinicius Carrasco/Círculo