Vanessa Teixeira, uma das palestrantes das Jornadas de Química e Engenharia Química, na USC, dá dicas sobre emprego

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Por: Wesley Contiero. Foto: Vitória Maffei

A psicóloga Vanessa Pereira Teixeira foi uma das palestrantes na VIII Jornada de Química e IV Jornada de Engenharia Química, realizada na Universidade do Sagrado Coração (USC).

Vanessa Teixeira deu dicas sobre como elaborar um currículo e como se portar em uma entrevista de emprego, confira abaixo:

Quais os principais erros cometidos na elaboração de currículos?

Informações em excesso, desnecessárias, que não correspondem com a realidade, por exemplo o nível de inglês que as pessoas colocam, sempre colocando um nível acima do que elas tem na realidade. E também o layout, que não pode ser bagunçado.

O que não se deve fazer de maneira alguma em uma entrevista?

Não chegar atrasado, ter um cuidado com a roupa. Visitar o site da empresa e avaliar se é mais formal. Mulher  não deve usar decote e salto exagerado. Não podemos perder a essência, mas temos que se adequar ao meio que a gente está entrando.

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

A pessoa deve se conhecer, saber suas qualidades, seus pontos de destaques, no que é bom, treinar com alguém, fazer simulação, pensar seus pontos negativos. Tem entrevistador que sempre pergunta seus pontos, e é importante saber o que responder. O mais importante de tudo é ser verdadeiro, transparente, ser você.

O que não pode faltar em um currículo?

O curso, semestre que você está, qualquer experiência que possa agregar, um trabalho voluntário, uma iniciação cientifica, um prêmio.  Se você tem um nível de idioma a partir do intermediário é importante colocar.

O que fazer para conseguir o primeiro emprego na área de formação?

O ideal é fazer um estágio. Você pode estagiar já desde o primeiro ano, tem a lei do estágio que protege o estagiário. Nos últimos dois anos, focar na empresa que você quer ou no segmento que quer para tentar uma efetivação. Esse é o caminho mais fácil, pois a empresa já te conhece e você conhece a empresa, seu chefe, isso facilita.