Uma alimentação equilibrada fornece nutrientes necessários para manter o sistema imune ativo

Por Heloísa Manduca

h1n1-gripe-1-758x426

Alimentos ricos em Vitamina C, E e ômega 3 são grandes aliados na prevenção contra a gripe A. Líquidos, caldos quentes e temperos anti-inflamatórios também ajudam a promover um aumento do sistema imunológico e evitar a entrada do vírus no organismo.

Mamão, goiaba, acerola, morango, kiwi e limão. Linhaça, azeite e demais óleos vegetais. Gema de ovo, amêndoas e abacate. Salmão e sardinha. Sopas e caldos com cebola, tomate, salsa e alho são os principais alimentos que devem ser inseridos no cardápio.

“Para fortalecer o nosso organismo é fundamental realizar uma alimentação variada. Realize refeições frequentes de 3 em 3 horas, mantenha a combinação de arroz e feijão, além dos vegetais e carnes. Tome em média 2 litros de água por dia e coma frutas nos intervalos entre as refeições”, explicou a Nutricionista, Taís Baddo.

Alimentos com gorduras e ricos em açúcares devem ser evitados, assim como a utilização de suplementos e complementos nutricionais. Chás e receitas ‘milagrosas’ podem ter um efeito contrário. O ideal é sempre ter o acompanhamento de um profissional, médico ou nutricionista, para que seja traçado um cardápio adequado.

Por fim, é importante ressaltar que a alimentação é uma complementação dos demais cuidados que as pessoas devem ter. “Lavar as mãos constantemente, utilizar álcool em gel e evitar ambientes com aglomerações são imprescindíveis para evitar o contágio”, ressaltou a Enfermeira Ana Elizabete Neves.

Gripe A ou Influenza A/H1N1
É uma gripe causada pelo vírus H1N1, um dos mais nocivos aos seres humanos. Diferente de um resfriado, os sintomas são mais intensos. Sendo eles: febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas ainda apresentam diarreia e vômito. O contágio acontece pelo contato direto com superfícies contaminadas pela saliva e secreção do portador da doença.

Dia D – Campanha de vacinação
A partir do dia 30/04, sábado, acontece em todos os postos de saúde do Brasil a campanha de vacinação contra a Gripe A. Idosos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde devem receber a dose.