Estão abertas as inscrições do Ciência sem Fronteiras; para quem pretende viver essa experiência, esta é a chance

Amabilly Dias e Evelin Nunes

 

O sonho de estudar fora é frequente em muitos jovens que pretendem viver em um novo mundo, conhecer outras culturas, aprender uma nova língua, estudar em uma universidade estrangeira, crescer e ter um adicional importante no currículo.

Para quem se encaixa neste perfil, a Universidade Sagrado Coração (USC) está com inscrições abertas para intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras. Esta é a chance de participar para os alunos que pretendem viver essa experiência única.

São 21 países de destino disponíveis: Reino Unido, Bélgica, Canadá, Holanda, Finlândia, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão, Austrália, Polônia e Áustria.

Os interessados em realizar a inscrição para o Ciência sem Fronteiras devem enquadrar-se em alguns requisitos solicitados pelo programa: como estar matriculado na Universidade Sagrado Coração em um dos cursos que oferecem a oportunidade e ter adquirido desempenho de no mínimo 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mas serão válidas apenas as notas obtidas nas provas de 2009 a 2014.

O estudante também deve ser aprovado no teste de idioma correspondente à universidade que deseja ingressar e ter cursado no mínimo 20% do curso da USC e, no máximo 90%, referente à data prevista para realizar a viagem.

Serviço
Para mais informações, acesse o site do Ciência Sem Fronteiras.

Áreas contempladas pelo Ciência Sem Fronteiras
Engenharias e demais áreas tecnológicas
Ciências Exatas e da Terra
Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde
Computação e Tecnologias da Informação
Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva
Formação de Tecnólogos
Tecnologia Aeroespacial
Fármacos
Produção Agrícola Sustentável
Petróleo, Gás e Carvão Mineral
Energias Renováveis
Tecnologia Mineral
Biotecnologia
Nanotecnologia e Novos Materiais
Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais
Biodiversidade e Bioprospecção
Ciências do Mar

Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação)

As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira, no Departamento de Relações Internacionais da Universidade, localizado no 4º andar do Bloco J. O horário de funcionamento é das 13h às 17h e das 18h às 22h.

 

Diário de bordo

Para mostrar mais de perto a vida de estudantes que estão hoje vivendo esse sonho sem fronteiras, o Círculo On produzirá um diário com alguns alunos através de um vídeo postado semanalmente.

Hoje, apresentamos a vocês Giovanna Souza,  aluna de Biomedicina na Universidade do Sagrado Coração, que conta um pouco sobre essa experiência:


Do lado de lá

O Círculo On também conversou com dois estudantes que contam as suas experiências através do programa.

Ariel 14

Nome: Ariel Casaca de Andrade
Idade: 20 anos
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Cidade e país: Chicago, Illinois – Estados Unidos
Quanto tempo ficará fora: 1 ano e 6 meses
Como você ficou sabendo do programa Ciência Sem Fronteiras: Pesquisando sobre programas de intercâmbio na internet, e em comentários de amigos dentro da universidade.
Quais foram as etapas pra passar no programa: Nota do Enem, nota na prova de proficiência da língua (TOELF).
Quais foram os maiores desafios: Escrever as redações solicitadas para que uma universidade possa te escolher como merecedora de fazer parte dela.
O que você está achando da universidade e do ensino: Excelente universidade, estrutura e professores. Como primeiramente estou cursando inglês antes de entrar na graduação, posso dizer que o foco é totalmente voltado pra área acadêmica e para o mercado de trabalho.
O que tem de diferente na cidade e na universidade: Chicago tem 2,7 milhões de habitantes, portanto, tem muito a oferecer. Uma cidade internacionalmente conhecida como o centro de finanças, comércio, indústria, tecnologia, telecomunicações e transporte. Outro fator muito importante para o meu futuro profissional é que se trata de um lugar histórico e contemporâneo, onde há várias obras de arquitetos famosos, como Mies Van der Rohe e Frank Gehry, que estão presentes em cada canto da cidade, além de muitos parques e museus. Tudo é muito organizado, ruas, rios e lagos limpos. E tudo é diferente: as pessoas, os lugares, a cultura em geral. Assim como o ensino, nos preparam para o mercado de trabalho competitivo, instigam o lado empreendedor de cada estudante.
E as pessoas como são: É incrível conhecer pessoas novas de uma cultura diferente. Eu convivo diariamente com pessoas de todo o mundo: americanos, latinos, europeus e asiáticos.
Teve algo que te surpreendeu: É uma oportunidade única, você se surpreende sempre, a cada novo dia ou a cada nova pessoa que conhece.
Qual a dica que você dá pra quem pretender se inscrever: Não tenha medo do novo! Você vai crescer em todos os aspectos, abrindo os olhos para resto do mundo, aprendendo com o modo de vida de outras pessoas, não só vendo, mas vivendo como elas. Uma nova paisagem, um novo clima; aprendendo um novo idioma, conversando com pessoas diferentes de você, que pensam e enxergam o mundo de forma diferente. Então, verá que vida não e só o que acontece na sua zona de conforto.

Joao 2

Nome: João Victor Andrade Missão
Idade: 23 anos
Curso: Engenharia Civil
Cidade e país: Saint-Étienne e depois Angoulême (França)
Quanto tempo: 10 meses
Como ficou sabendo do programa: Através de uma tia
Etapas: Possuir nota superior a 600 no Enem (2009 pra cima); ter um bom currículo escolar.
Maior desafio: Não consigo me lembrar de nenhum.
O que achou da universidade: A universidade francesa tinha o ensino muito fraco, não possuía laboratórios nem biblioteca diferente. Bem, tudo é diferente, existem poucas coisas que são iguais.
Dica: Faça um bom Enem, tenha boas notas na faculdade, tire uma boa nota no seu teste de proficiência e, se possível, realize um projeto de iniciação científica, que pode ajudar na sua classificação.