Realizado no último dia 13, evento reuniu alunos interessados em elaborar projeto de pesquisa para 2015

Mayrilaine Garcia

cnc

Evento realizado no dia 13 de outubro reuniu alunos dos cursos de Comunicação interessados em submeter projetos de Iniciação Científica à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em 2015.

A reunião foi dirigida pela professora e coordenadora do curso de Jornalismo, Daniela Bochembuzo, em parceria com o professor e também coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Vitor Brumatti, e direcionada aos alunos interessados, dos cursos de Comunicação da Universidade.

A Iniciação Científica é um projeto de pesquisa que alunos de graduação em ensino superior podem realizar sob a orientação de um professor orientador qualificado. A pesquisa é muito importante na graduação, pois permite o desenvolvimento de um olhar científico e, quando finalizada, pode servir de base para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O evento teve como objetivo esclarecer dúvidas dos alunos sobre como apresentar a proposta da pesquisa  A atividade também esclareceu dúvidas de muitos participantes, uma vez que muitos alunos têm interesse, mas, por conta de suas responsabilidades do dia a dia, deixam de realizar a pesquisa por medo de não dar conta.

Porém, a IC não é o “bicho de sete cabeças” que muitos julgam. Na visão dos coordenadores, ao estabelecer um tema ao projeto, fica mais claro e fácil a realização do trabalho. Para 2015/2016, o tema a ser pesquisado será “Comunicação e Acessibilidade”.

Loyce Policastro, aluna do segundo semestre de Jornalismo, que através da recepção do curso, do incentivo da coordenação e também dos alunos veteranos, se interessou em escrever um projeto de IC. Ela foi uma das estudantes que esteve presente na reunião para esclarecer suas dúvidas.

“É realmente um compromisso muito sério de pesquisa, que vai ajudar tanto no currículo quanto na pós-graduação. A reunião foi direto ao ponto, nos mostrou que realmente não é difícil como achamos. Eu achei que seria totalmente diferente, que teríamos que correr atrás de tema e tudo mais”, comenta a aluna.

Loyce já começou a pesquisar sobre o tema. “Já achei alguns artigos relacionados, por exemplo, sobre a área digital. Tudo é muito legal! Estou muito envolvida na extensão de rádio, e quando vi que, de certa forma, dá para juntar as duas coisas, uni o útil ao agradável e peguei o projeto de extensão como ponto de referência”, ressalta a jovem.

A próxima reunião da IC em Comunicação está agendada para o dia 3 de novembro, quando os alunos interessados deverão levar documentos, temas, hipóteses para serem trabalhados nos futuros projetos.

“Estou super animada para fazer, mesmo porque, como disseram os coordenadores, no âmbito universitário existem três tipos de atuação para estudantes: o de ensino, que é o de sala de aula; o de extensão e o de pesquisa. Achei muito interessante, pois com essas três frentes podemos nos tornar um universitário completo, o que, tenho certeza, trará um olhar diferente dos profissionais que irão nos contratar. O mais legal é você explorar o desconhecido, quando saí da reunião, além de já pesquisar sobre o tema, também conversei com veteranos, que me impulsionaram mais ainda, pois alguns que não fizeram disseram estar arrependidos”, finaliza Loyce.