GEVA

Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada

PLANTANDO SORRISOS MOMENTO V

| 0 comentários

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

No dia da árvore, mil mudas nativas foram plantadas no esquadrão da vida, em bauru.

A quinta edição do projeto Plantando Sorrisos enfatizou o “não às drogas” e uniu estudantes, professores, residentes e membros da comunidade em prol do restauro de uma área de mata ciliar e celebração da vida.

DSC_0013

Nesta quinta-feira (21/09), Dia da Árvore, a Universidade do Sagrado Coração (USC) e o Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada (GEVA) realizaram a quinta edição do projeto Plantando Sorrisos, na Chácara do Esquadrão da Vida, em Bauru. Com mais de 60 residentes em recuperação e cerca de 35 pessoas, entre estudantes, professores e membros da comunidade, que, juntos, plantaram mil mudas de árvores nativas em prol do restauro de uma área de mata ciliar. As mudas foram doadas pelo Viveiro Aciflora de Bauru.

Fundador e Diretor Executivo do Esquadrão da Vida, o senhor Edmundo Muniz Chaves parabenizou a iniciativa, destacando a importância do projeto para toda a sociedade. “Nós acreditamos aqui, que podemos transformar o mundo se transformarmos as pessoas. Árvore é vida e quando nós plantamos uma, estamos dizendo para o mundo que há uma cooperação para que se tenha vida”, disse.

Chaves completou frisando que o contato entre os universitários e os residentes é muito importante para a reintegração social. “Nossos internos sentem-se excluídos, por isso quando há projetos desse tipo, eles conseguem interagir com as pessoas e ver que há lugar na sociedade. Eles passam a acreditar mais ainda nessa reinserção”, comenta.

Residente há 28 anos e, hoje, funcionário do Esquadrão da Vida, Roberto Cardoso da Silva era só sorrisos durante a atividade. “Este projeto é muito bom, pois permite que o dependente químico tenha contato com a Universidade e, junto com ela, possa praticar uma boa ação para a natureza, que é o plantio nesta área que antes estava degradada”, enfatiza.

O professor usqueano Dr. Marcos Siqueira, um dos coordenadores do projeto, relata a satisfação em poder chegar à quinta edição com muito sucesso. “O Plantando Sorrisos é um momento de extensão, que coloca o estudante universitário em contato com grupos, de certa forma, excluídos da sociedade. O seu impacto é muito grande, pois faz o bem de duas maneiras: para a natureza e para a inclusão social”, ressalta.

Durante o plantio, membros da Aciflora reforçaram a importância da manutenção diária das mudas para que elas possam crescer e cumprir a função de reflorestar e proteger a mata ciliar.

DSC_0022

Cinco vezes sorrisos

O Plantando Sorrisos é coordenado pelos professores Dr. Marcos Siqueira e Dra. Beatriz Antoniassi Tavares e tem o objetivo de promover a sustentabilidade, realizando o plantio de mudas de árvores nativas em áreas degradadas. A principal meta é despertar o interesse e a atenção para o respeito com as árvores, além de estabelecer plantios em áreas degradadas ou com necessidades de vegetação.

Para a próxima edição, prevista para o ano de 2018, a ideia é realizar a ação  com crianças autistas.

Matéria completa no site da USC

 

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.


Translate »
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×