GEVA

Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada

Plantando Sorrisos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Plantando Sorrisos é uma iniciativa de extensão que reúne um corpo de docentes multidisciplinar do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Sagrado Coração (USC). A ideia surgiu dentro do GEVA (Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada) que através dos seus alunos de graduação e pós-graduação, tem como meta estabelecer e desenvolver projetos no âmbito da ecologia e genética vegetal, bem como na área de educação ambiental.

O Plantando Sorrisos configura-se inicialmente como um evento de extensão, que tem como objetivos principais: (I) dar a conhecer a importância das árvores nativas entre diversos públicos; (II) desenvolver em pequena escala, mudas nativas no campus, desde a coleta de sementes até a germinação das mudas; (III) fazer o plantio de mudas nativas em áreas pré-definidas com públicos diferenciados (crianças portadoras de deficiências motoras-intelectuais, grupos de terceira idade, presidiários em regime semiaberto, entre muitos outros).

A principal missão do projeto é despertar o interesse e a atenção desses públicos para o respeito com as árvores, e estabelecer plantios em áreas degradadas ou com necessidades de vegetação.

Plantando Sorrisos 1 – 2015

O Momento I ocorreu no Jardim Botânico Municipal de Bauru – JBMB, com parceria do Viveiro Muda Brasil. O público alvo foram crianças da APAE de Bauru, que, inicialmente, participaram de uma breve palestra de Educação Ambiental, com ênfase no dia da árvore e depois, juntamente com os integrantes do GEVA, plantaram mudas de árvores de espécies nativas.

Cartaz oficial do Plantando Sorrisos 1.

ps1

Imagens do Plantando Sorrisos 1:

plantando 3 plantando 2 plantando 4plantando 1

Leia mais sobre o Plantando Sorrisos 1

Plantando Sorrisos 2 – 2015

O Momento II aconteceu no dia 23 de outubro de 2015, com a participação, dos membros da UATI (Universidade Aberta a Terceira Idade), do GEVA e de outros alunos e professores da USC bem como os moradores e funcionários da Vila Vicentina de Bauru-SP (Abrigo de Idosos). No salão da Vila Vicentina, após a apresentação do projeto, todos plantaram mudas de frutíferas nos jardim da Vila. O final do evento terminou com muita musica e dança.

Cartaz oficial do Plantando Sorrisos 2.

 ps2 cartaz

Imagens do Plantando Sorrisos 2:

ps2(3) ps2(4) ps2 (2) ps 2 (1)

Leia mais sobre o Plantando Sorrisos 2

Plantando Sorrisos 3 – 2016

O Momento III aconteceu no Centro de Progressão Penitenciaria III “Professor Noé Azevedo” (CPP III) – antigo Instituto Penal Agrícola (IPA), do Departamento Estadual de Presídios na cidade de Bauru-SP. Juntamente com a colaboração e participação de alunos do curso de Administração, alunos do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, membros do GEVA, dos reeducandos e funcionários do CPP III, bem como voluntários de vários outros cursos de graduação, o Terceiro Momento do Plantando Sorrisos realizou o plantio de 500 mudas em uma área de 250 alqueires, a fim de restaurar uma mata ciliar.

Cartaz oficial do Plantando Sorrisos 3.

ps3 cartaz

 

 Imagens do Plantando Sorrisos 3

ps3(2) ps3(3) ps3(4) ps3 (1)

Vídeo relacionado:

Caso não consiga abrir o vídeo

Leia mais sobre o Plantando Sorrisos 3

Plantando Sorrisos 4 – 2016

O Momento 4 foi inserido na campanha Outubro Rosa, contando com a participação do grupo Amigas do Peito, uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade prestação de serviços e promoção de eventos para assistência à portadores de neoplasia de mama. O evento contou com a colaboração de diversas secretarias municipais de Bauru/SP, sendo elas: Meio Ambiente, Cultura, Saúde e do Desenvolvimento Social; ainda tendo colaboração do viveiro Aciflora e outros colaboradores. Essa ação socioambiental teve a presença de aproximadamente 600 pessoas, que realizaram o plantio de mil e duzentas mudas de árvores nativas em uma área de cerca de 16 mil m² a fim de restaurar a mata ciliar. Simultamente realizou-se uma exposição de fotos que depois foi transferida para o Boulevard Shopping Bauru e Zumba que animou as amigas do peito e muitos participantes do evento.

Cartaz oficial do Plantando Sorrisos 4.

ps4 cartaz

Imagens do Plantando Sorrisos 4

ps4(3) ps4(4) ps4(1) ps4(2)

Vídeos relacionados:

Caso não consiga abrir o vídeo

Caso não consiga abrir o vídeo

Leia mais sobre o Plantando Sorrisos 4

Um pouco mais sobre o Plantando Sorrisos 4

Ainda mais sobre o Plantando Sorrisos 4

Plantando Sorrisos 5 – 2017

O Momento 5 do projeto Plantando Sorrisos, foi realizado na Chácara do Esquadrão da Vida. O propósito foi enfatizar o “não às drogas” com mais de 60 residentes em recuperação e cerca de 35 pessoas, entre estudantes, professores e membros da comunidade, que se integraram em prol do restauro de uma área de mata ciliar, com o plantio de mil mudas de árvores nativas doadas pelo Viveiro Aciflora de Bauru.

Cartaz oficial do Plantando Sorrisos 5.

ps5 cartaz

 

Vídeo relacionado

Caso não consiga abrir o vídeo

Imagens do plantando sorrisos 5:

DSC_0022 DSC_0013DSC_0037 DSC_0054

 

Leia mais sobre o Plantando Sorrisos 5

Um pouco mais sobre o Plantando Sorrisos 5

Matéria da TV Preve sobre Plantando Sorrisos 5

Matéria da Record Paulista

Plantando Sorrisos 6

banner_PS6

 

No dia 02 de abril, o Grupo Ecologia Vegetal Aplicada (GEVA) da Universidade do Sagrado Coração (USC) promoveu a 6ª edição do Plantando Sorrisos, atividade que tem como objetivo promover a sustentabilidade ambiental através de diferentes grupos sociais. A edição de 2018 foi realizada na APAE Bauru e trabalhou o tema “Autismo não é inimigo. O inimigo é o preconceito”. Foram plantadas 70 mudas de árvores nativas, doadas pelo Viveiro Aciflora de Bauru, em uma área de cerca de dois mil metros quadrados dentro da entidade.

No plantio, foram utilizados procedimentos específicos e inovadores com o objetivo de obter o desenvolvimento das plantas de maneira mais efetiva, como a técnica do coroamento com caixas de pizza, um mecanismo usado para abafar o solo e inibir a passagem de luz, evitando, assim, que o mato cresça, sufoque as árvores recém plantadas e as mate.

O Plantando Sorrisos promove a sustentabilidade através do plantio de mudas de árvores em áreas degradadas. A ideia surgiu no grupo GEVA que, por meio de seus estudantes de cursos de graduação e pós-graduação, desenvolve projetos no âmbito da ecologia e genética vegetal, bem como na área de educação ambiental.

Já foi realizado em cinco fases, sendo a primeira no Jardim Botânico de Bauru com as crianças da APAE; a segunda com os idosos na Vila Vicentina, contando com o apoio da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da USC; a  terceira com os reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária “Prof. Noé Azevedo” (CPP III); a quarta com membros do grupo Amigas do Peito; e a quinta com 60 residentes, em recuperação, do Esquadrão da Vida, enfatizando o “não às drogas”.

É coordenado pelos professores Dr. Marcos Siqueira Bohrer e Dra. Beatriz Antoniassi Tavares e a principal meta é despertar o interesse e a atenção para o respeito com as árvores, além de estabelecer plantios em áreas degradadas ou com necessidades de vegetação.

Parceiros

A ação contou com parcerias como o Viveiro Aciflora na doação das mudas; a ONG Fada Azul, na prestação de serviço a crianças e jovens com autismo e seus responsáveis; e o Laboratório de Pesquisa em Psicologia Escolar Educacional da USC, representado pela Professora Ana Carla Vieira, com o incentivo da ação por meio de seus membros, promovendo a visibilidade da causa no contexto educacional.

DSC_0001

DSC_0010

unnamed

DSC_0035

DSC_0023

DSC_0003

 

 

Matéria da Record Paulista sobre Plantando Sorrisos 6

Chamada do Jornal da Cidade 28/03

Translate »
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×