GEVA

Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada

Professor da USC participa da reunião do encontro de Projetos do Biota.

| 0 comentários

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Atualmente, estão em curso no Programa Biota 41 projetos (dentre projetos temáticos, auxílio pesquisa regular e jovem pesquisadores), além dos 248 já finalizados das mais diferentes perspectivas de estudo da biodiversidade.  Isto envolve muita informação e pessoas, ingredientes efervescentes para a criação de novas ideias e ações criativas.

Para manter a integração entre os projetos, o Programa realiza a cada três anos uma grande Reunião de Avaliação. A próxima está prevista para dezembro de 2017. Para não permitir que os intervalos entre estes encontros sejam um grande silêncio, a Coordenação do Programa Biota, lançou um ciclo de reuniões de apresentações de projetos da mesma temática visando potencializar os pontos de contato entre pesquisas e pesquisadores. A ideia de criar estes encontros se desdobrou das sugestões dos próprios participantes do Programa e foi reforçada pelo comitê avaliador externo do Programa.

 

Segundo Mariana C. Oliveira (USP/São Paulo), da Coordenação do Programa Biota e uma dos organizadores destas séries de encontros, a expectativa é de se criar um ambiente que possibilite refletir sobre a integração de coleta de dados, de análises, de metodologia, de teorias de modo a amplificar as potencialidades das pesquisas do Programa. Durante este dia de trabalho, haverá apresentações dos projetos, ao final, uma discussão sobre as perspectivas internas de integração. Por esta razão, estas reuniões especificamente, não são abertas ao público geral apenas para os coordenadores dos projetos relacionados ao tema e sua equipe.

 

O primeiro encontro desta série ocorreu dia 20 de junho de 2016, no Auditório da Fapesp, com o grupo que estuda ambientes marinhos, algas e macrófitas. O evento contou com a presença de 45 participantes e 11 projetos. Ao final da reunião discutiu-se a construção de agendas de coleta conjuntas, que pode se tratar de uma questão muito complexa quando se trata de ambiente marinho. É um passo em direção à integração de pesquisas e pesquisadores.

 

No dia 15 de setembro de 2016 ocorreu no Auditório da FAPESP o encontro do grupo cujos projetos são focados em Paisagens e Plantas. Dezoito projetos apresentaram e houve 60 participantes. No dia 26 de outubro, será a vez dos projetos cujos temas abordam zoologia e microbiologia.

 

Neste mesmo mote, o grupo de projetos do Bioprospecta se reunirá dia 06 de outubro, na USP de São Carlos para para discutir metas e expectativas em relação ao sub-Programa, explica Roberto Berlink (USP/São Carlos), da Coordenação do Programa e organizador deste evento. Para este encontro foram convidados 60 coordenadores de projetos em andamento e já finalizados.

 

“A ideia é que estas reuniões de apresentação de projetos sejam anuais. Em 2015 fizemos reuniões com os novos projetos, mas a integração com projetos congêneres também é enriquecedora”, explica Mariana C. Oliveira. Desta forma, as atividades de integração de eventos grandes e gerais intercaladas por eventos menores e mais específicos trazem mais dinâmica e e efetividade no processo de integração do Programa como um todo.

 

Leia a reportagem completa

 

 

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.


Translate »
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×