As alunas de jornalismo Ariane Frassato e Inaiá Mello em entrevista para o Círculo.  Imagem: Luiz Augusto Campbell / Círculo

Amanda Medeiros / Círculo

Imagens: Mariana Cândido / Círculo

Vídeo: Luiz Augusto Campbell e Mayrilaine Garcia / Círculo

Os cursos Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas serão representados por 13 trabalhos na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), da região Sudeste 2017. A Expocom, é promovida pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), uma instituição que tem o propósito de estimular pesquisas na área da comunicação. Além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. Este ano, o evento será realizado nos dias 22 a 24 de junho no Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA) em Volta Redonda – RJ, de 22 a 24 de junho.

O aluno Ednan Gomes, do último ano do curso de Jornalismo, concorre com trabalhos individuais e em grupo. Foto: Mariana Cândido

Ednan Gomes, aluno do último ano do curso de Jornalismo da USC, já é experiente quando se trata da Expocom. Presente na edição Sudeste 2016, o graduando conta agora com dois trabalhos indicados além de sua pesquisa intitulada “Estudo do consumo de notícias pelo público infantil dos seta aos dez anos”, sob orientação da professora Daniela Pereira Bochembuzo, que será exposta no Intercom Júnior(espaço acadêmico criado para acolher iniciações científicas, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e artigos finais de disciplinas cursadas na graduação). O trabalho “Assessoria de imprensa para o terceiro setor: a ação de melhorias da comunicação comunitária nas mídias digitais do Projeto Formiguinha”, desenvolvido nas disciplinas de “Comunicação Pública e Comunitária” e “Comunicações nas Organizações”, sob orientação da professora doutora Jéssica Rossi, foi feito em parceria com as alunas Flavia Stopa, Flávia Izidoro, Jéssica Caroline, Renata Alves Ribeiro.

Outra produção que também representará a USC é o radiodocumentário “Manifesto de Bauru: a carta que mudou os rumos da luta antimanicomial no país”, desenvolvido para a disciplina laboratório de jornalismo radiofônico ii , de Ednan Gomes, Flávia Izidoro, Jéssica Oliveira, Renata Ribeiro e Vitória Palmejani. Orientado pela professora mestra Daniela Bochembuzo, tem trabalhos técnicos de : Alex Costa, Ednan Gomes e Leandro Zacarin, narração de Renata Ribeiro e do professor mestre Vinicius Carrasco e participação especial do aluno Guilherme Lima

Ouça o radiodocumentário “Manifesto de Bauru: a carta que mudou os rumos da luta antimanicomial no país”

“Posso afirmar que eu sou uma pessoa diferente depois da Expocom 2016, me tornei um jornalista mais crítico, engajado e uma pessoa mais aberta à outras ideias e opiniões. Estar entre os cinco melhores da região Sudeste, que é a região mais concorrida do país, em dois projetos distintos e em duas categorias é uma consagração do nosso trabalho. Mostra que estamos no caminho certo e fazendo a diferença. Mesmo que eu não ganhe, já foi uma honra ter sido indicado”, comenta sua experiência e o que a indicação do trabalho representa.

Reprodução de carta de aceite do trabalho Estudo do consumo de notícias pelo público infantil dos seta aos dez anos, sob orientação da professora Daniela Pereira Bochembuzo

Ednan reforça que a Expocom acrescenta conteúdo à formação do estudante: “Lá nós vemos tantos trabalhos criativos, que acabam estimulando a produção de trabalhos melhores. Além disso, é possível fazer amigos que são de outras instituições. A Expocom planta uma semente de “quero fazer o novo e o diferente”.”

Sobre suas expectativas, o estudante é sincero:”Voltar com o troféu para coroar a minha universidade, já que ano passado não consegui o primeiro lugar, infelizmente. Também quero me divertir muito e aprender. Quero ir como uma ‘folha em branco’ e voltar com uma história bacana que desencadeie projetos futuros na minha vida.”

As alunas Ariane Frassato e Inaiá Mello relatam sobre o que a indicação representa: “Demonstra que todo o percurso feito na universidade valeu a pena”, ressalta Ariane. Inaiá completa: “A gente se dedica tanto no trabalho e ser reconhecido mostra que temos capacidade e que conseguimos chegar longe.”

“Participar do maior evento de Comunicação do país é de extrema relevância, uma vez que é uma oportunidade dos alunos se apresentarem em público a partir das experiências que eles tiveram em disciplinas e trabalhos laboratoriais, na qual os alunos de jornalismo da universidade tem grande destaque”, afirma a coordenadora do curso de Jornalismo, Mayra Fernanda Ferreira.

A professora complementa sobre os aspectos que eventos como a Expocom acrescenta na formação do aluno. “A atividade da Expocom com a apresentação de trabalhos laboratoriais vem na direção das Atividades Acadêmicos Científico Culturais (AACC) no sentido de favorecer uma complementação curricular. Embora a apresentação seja de trabalhos realizados no âmbito de disciplinas do curso e de trabalhos de conclusão de curso (TCC), eles possibilitam experiência e contato com outros alunos de outras universidades com outras realidades curriculares. Esse diálogo, reflexão e prática sobre o que tem sido o jornalismo, a partir do momento que se pode experimentar e conhecer diferentes abordagens, formatos, linguagens é muito importante. Isso só tem a agregar na nossa formação enquanto jornalista.”

Participar do maior evento de Comunicação do país é de extrema relevância, uma vez que é uma oportunidade dos alunos se apresentarem em público a partir das experiências que eles tiveram em disciplinas e trabalhos laboratoriais, na qual os alunos de jornalismo da universidade tem grande destaque” – Mayra Fernanda Ferreira, coordenadora do curso de Jornalismo

 

Tradição na Expocom

A USC vem aumentando a quantidade de indicações de trabalhos para o evento. Em 2012 foram 3 trabalhos, em 2015 o número mais que dobrou, chegando a sete trabalhos e este ano são 13 trabalhos concorrendo dos 21 indicados.  Isto significa um crescimento de 266,66% no número de trabalhos indicados de 2012 à 2016. Em 2016 foram 8. Já em comparação nos anos de 2016 à 2017, houve aumento de 62,57%.

 HISTÓRICO USC DE PREMIAÇÕES

 

Em 2016, foram 8 trabalhos finalistas, E um dos prêmios do Sudeste veio para USC! O trabalho de fotografia em movimento sobre o Emicida – o rap nacional concorreu no Expocom Nacional. alunos Luiz Augusto Salles Campbell Ramos, Paulo Macarini e Rodrigo Ramires, orientados pela professora Erica Franzon. foto: Arquivo pessoal

Nathalia Faria Máximo da Silva,Juliana Mesquita Santos, Bruna Ferreira e Flávia Placideli levaram o troféu do Expocom Sudeste eo da Expocom Nacional. Arquivo: Círculo ON Digital. Reprodução: site USC

Isabella Lima, Mayara Crepaldi, Renan Watanabe e Vitor Manfio viajaram até Uberlândia (MG) sob a orientação da professora Daniela P. Bochembuzo e faturaram o prêmio da 1º colocação da Expocom Sudeste na categoria Reportagem em Radiojornalismo.

Em 2014, as usqueanas Nathalia Faria Máximo da Silva,Juliana Mesquita Santos, Bruna Ferreira e Flávia Placideli levaram não só o troféu do Expocom Sudeste, mas também o da Expocom Nacional, concorrendo na categoria Reportagem em Jornalismo Impresso. O evento nacional ocorreu em Foz do Iguaçú (PR) e as meninas também foram orientadas pela professora Daniela Bochembuzo.

2015 foi mais um ano de vitórias para os discentes de Jornalismo da USC. Os estudantes Isabella Lima, Mayara Crepaldi, Renan Watanabe e Vitor Manfio viajaram até Uberlândia (MG) sob a orientação da professora Daniela P. Bochembuzo e faturaram o prêmio da 1º colocação da Expocom Sudeste na categoria Reportagem em Radiojornalismo.

Em 2016, foram oito trabalhos finalistas, e um dos prêmios do Sudeste veio para USC! O trabalho de fotografia em movimento sobre o Emicida – o rap nacional concorreu no Expocom Nacional. alunos Luiz Augusto Salles Campbell Ramos, Paulo Macarini e Rodrigo Ramires, sob orientados professora Erica Franzon.

A USC vem aumentando a quantidade de indicações de trabalhos para o evento. Em 2012 foram 3 trabalhos, em 2015 o número mais que dobrou, chegando a sete trabalhos e este ano são 13 trabalhos concorrendo dos 21 indicados.

Trabalhos selecionados aumentam ano a ano. Em 2012 foram 3 trabalhos, em 2015 o número mais que dobrou, chegando a sete trabalhos e este ano são 13 trabalhos concorrendo dos 21 indicados. Arte: Amanda Medeiros / Círculo

Sobre a Intercom

Fundada há 40 anos atrás, a . A empresa realiza seis congressos por ano, sendo um nacional e o outros cinco regionais. O evento nacional é o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação que acontece sempre no segundo semestre e recebe profissionais, estudantes e pesquisadores de todo o mundo. Já os congressos regionais acontecem no primeiro semestre em um dos estados de cada região. Saiba mais sobre a Intercom no link.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira o vídeo: