SELO 2016Simulador de voto e  aplicativos para acompanhar candidaturas e resultados das eleições estão entre as opções tecnológicas para auxiliar o eleitor

Texto: Romano Paschoarelli/Círculo

A estudante do primeiro ano do curso de Jornalismo na Universidade do Sagrado Coração, Bianca Maciel, de 18 anos, vai votar pela primeira vez e tem consciência desta responsabilidade.  “Pesquisei sobre os candidatos que pretendo votar e, mesmo sendo minha primeira vez em uma eleição, não me sinto desconfortável com a ideia. Sei que o processo eleitoral é algo importante e deve ser feito com cautela e atenção”, afirma.

O voto é opcional para aqueles que tem idade entre 16 e 17 anos. Só em Bauru, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, são 1.038 pessoas nesta situação aptas a votar este ano.

Da mesma forma como existem os que esperam completar 18 anos para tirar o título de eleitor para se preocupar com as eleições, porque o voto passa a ser obrigatório, alguns jovens se interessam pelo assunto mais cedo e procruam se informar.

A estudante de jornalismo Bianca Maciel, de 18 anos, vai votar pela primeira vez. Foto: Redes Sociais

Sei que o processo eleitoral é algo importante e deve ser feito com cautela e atenção.”

Bianca Maciel, estudante

“É muito importante quando o jovem começa a observar a política, ele já ter esse contato do que pode ser bom pra ele e bom para a população”. destaca o cientista político e professor da USC, Bruno Pasquarelli. Para ele, por exemplo, uma forma de incentivar a votação é as escolas simularem o sistema de votação  fazendo as crianças ou jovens votar nos candidatos que eles acharem melhor. “Isso desperta o interesse”, completa. Ele acrescentou ainda, que todo eleitor tem uma grande responsabilidade. “É nosso dever como cidadão fortalecer a cidadania e democracia”.

Bruno Pasquarelli, cientista político

Mas como o jovem pode orientar diante de tanta responsabilidade?

Para aqueles que vão encarar as urnas eletrônicas pela primeira vez, além da conversa com os pais, com amigos e a informação por meio dos meios de comunicação, a dica é também recorrer à tecnologia, tanto para treinar o voto, quanto na escolha do candidato.

Tecnologia como aliada

Uma alternativa é um software desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite “ensaiar” o voto. Ele segue quase o mesmo princípio de um simulador de direção que se encontra nas autoescolas ou simuladores de voos, só que nele o objetivo é seguir orientar o percurso do eleitor no dia da votação. O programa apresenta, para cada cargo, uma lista de candidatos e partidos fictícios (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore). O eleitor pode navegar pelos partidos usando as setas para a direita e para a esquerda na filipeta de candidatos no alto da página. O processo é intuitivo. A qualquer momento, a pessoa que acessa o simulador pode retornar à página inicial, escolher o turno e reiniciar a votação.

Como o objetivo é ensinar o eleitor a votar na urna eletrônica, em caso de erro durante a votação, o simulador apresenta uma mensagem explicativa e a tela é bloqueada até que o usuário clique na mensagem.

Para quem nunca votou ou aqueles que querem praticar a votação na urna eletrônica, o simulador é uma opção divertida. Imagem: Reprodução/TSE

Candidaturas

Já para  aqueles que querem saber mais sobre o candidato, a recomendação é  aplicativo “Candidaturas”. Ele permite que o eleitor acesse as seguintes informações: nome completo do candidato, nome escolhido para a urna, número, situação do registro de candidatura, cargo, partido, coligação e, ainda, o link para o site do candidato. O dispositivo também exibirá os dados da prestação de contas dos políticos.

Apuração

Por meio da tecnologia, o eleitor também pode  acompanhar em tempo real a apuração dos resultados das eleições municipais.

Pelo aplicativo (App) “Resultados”, desenvolvido para tablets e smartphones (versões Android e IOS) é possível acompanhar os dados de cada município com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno (no caso dos municípios com mais de 200 mil eleitores). Os resultados do primeiro turno serão divulgados a partir das 17h (horário local) do dia 2 de outubro.

Já o sistema “Divulga”,  disponível para computadores desktop (Windows e Linux), foi produzido pela Justiça Eleitoral para o acompanhamento dos resultados de votação de candidatos, partidos e coligações das eleições permite a visualização dos dados por meio de várias consultas.

Serviço:

Simulador de Voto do TSE

Candidaturas – Aplicativo disponível em versões para Android | iOS.

App “Resultados” – baixe gratuitamente o aplicativo nas lojas Google Play (Android)Apple Store (iOS).

“Divulga” – Acesse aqui os softwares para acompanhar a divulgação dos resultados das Eleições 2016.