Oficinas, lançamento de livro e atividades sobre diversidade cultural e sustentabilidade marcaram o evento

Guilherme Müller

O Dia Internacional dos Museus é comemorado no dia 18 de maio desde o ano de 1977. Com o intuito de realizar uma comemoração, a Prefeitura Municipal de Bauru participou da 13ª Semana Nacional dos Museus, com a realização da 17ª Semana Municipal dos Museus. A programação foi organizada pelo Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural através do Museu de Imagem e do Som, Ferroviário Regional e Histórico Municipal.

A partir deste ano as atividades foram concentradas no Museu Ferroviário Regional. Todos os anos a Semana Nacional dos Museus tem um tema. O desse ano foi “Museus para uma cidade sustentável.” Com isso, o evento recebeu oficinas sobre “Educação Ambiental” com biólogos do Jardim Botânico de Bauru. Para a realização desta atividade, a estagiária de Relações Públicas, Maria Eduarda Gomes  e o Biólogo Vinicius Cardoso, um dos organizadores da oficina, fizeram uma visita guiada ao museu, para compreender a sua história. “ Nos reunimos no Jardim Botânico para pensar como nós trabalharemos essa questão da ferrovia e da ideia de sustentabilidade. Primeiro, pensamos em tratar da sustentabilidade com as crianças”, relata Maria Eduarda.

As atividades foram realizadas em rodas com o jogo “escravos de jó”, com objetivo de contemplar a diversidade cultural e a sustentabilidade associada com a história do museu. Para o biólogo, Vinicius Cardoso, em comparação com a rodovia, a ferrovia é um veículo que menos causa poluição. “A questão da poluição, emissão de gases do efeito estufa que geram o aquecimento global, a ferrovia tem uma emissão muito menor que a rodovia, pela própria produção do cimento, concreto, os motores dos veículos geram uma emissão muito maior que a rodovia”.

De acordo com Maria Eduarda, a metodologia da atividade foi inspirada na pedagogia do escritor Paulo Freire. “ Paulo Freire diz que a educação nas escolas é muito bancária, é a posição: professor em pé, alunos sentados, depositando conteúdo nas crianças, como se fossem banquinhos de informações. A gente queria trabalhar algo mais lúdico, a ideia do círculo, das pessoas se olhando no mesmo nível. Você educa para que a pessoa se conscientize e transforme o mundo em que ela vive ”.

Irineu Bastos (Crédito: Giovana Alves)

Além das oficinas, a Estação Ferroviária Noroeste do Brasil em Bauru, sediou o lançamento do livro “Bauru: origens históricas”, de Irineu Bastos e Gabriel Pelegrina. Em entrevista ao Círculo ON, o professor Irineu conta um pouco mais sobre a história do livro. “ Nós falamos do munícipio, da Comarca que foi criada em Bauru. A importância do café para a economia local e regional, falamos também sobre os migrantes e imigrantes. Os imigrantes vieram da Europa e da Ásia. Japoneses vieram do navio Kasato Maru, primeiro navio que trouxe imigrantes asiáticos ao país. Cinquenta vieram para Pirajuí”, explica.

A presença da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, da Estrada de Ferro Sorocabana e da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil criaram um grande fluxo de pessoas e mercadorias na cidade, sendo um importante vetor de desenvolvimento local.