No dia 05 de junho ocorreu a palestra “A comunicação da indústria farmacêutica e seus impactos na saúde pública” promovida pelos projetos de extensão RP Comunica e UATI da USC na Lição dos Grandes Mestre.

A ação foi ministrada pela coordenadora do RP Comunica, a Profa. Dra. Jéssica de Cássia Rossi com o objetivo de sensibilizar sobre as ações de comunicação da indústria farmacêutica e a importância da informação com credibilidade para o consumo consciente de medicamentos. Abordou-se também como o uso da comunicação promocional e não educativa pode causar prejuízos à saúde pública.

Alunos da UATI assistindo a palestra ministrada pela Profa. Jéssica Rossi.

Houve a participação de aproximadamente 30 alunos da UATI, que tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre o tema e participaram ativamente do evento.

Para Rossi, pesquisadora sobre o tema, “cada vez mais é importante que as pessoas tenham acesso a informação correta sobre os remédios a fim de evitar o consumo inadequado e excessivo desses produtos e em sua visão a comunicação tem uma parcela de responsabilidade significativa nesse processo”.

A palestra faz parte de um conjunto de ações que vem sendo desenvolvida pelo RP Comunica e a UATI há alguns semestres com abordagem do tema “sustentabilidade, informação e saúde”. A expectativa é que novas abordagens sejam feitas sobre o tema nos próximos semestres.