Estudantes irão ajudar de forma voluntária a encontrar soluções e desenvolvimento em comunidades carentes no município de Bananeiras, na Paraíba

Amabilly Dias

flavio (9)

Estudantes que participaram do Projeto Rondon em julho de 2014

No dia 29 de agosto, a Universidade do Sagrado Coração (USC) divulgou a lista dos oito alunos que foram selecionados para a participação do Projeto Rondon – Operação Porta do Sol, que será realizado entre os dias 23 de janeiro a 9 de fevereiro de 2015, no município de Bananeiras (PB).

O objetivo do projeto é ajudar comunidades carentes buscando soluções e desenvolvimento. Os alunos selecionados embarcarão nesta jornada voluntariada na presença de oito suplentes.

A lista inclui quatro alunos de ciências da saúde, dois de humanas e dois de ciências sociais aplicadas. São eles: Beatriz de Souza Vieira (Jornalismo), Jaqueline Maria Alvarenga Battezate (Enfermagem), Jennifer Leme Halofatti (Nutrição), Kauana Valesca Gouvêa (Artes Cênicas), Matheus da Matta Mazuqueli (Design), Marilia Silveira Cardoso (Psicologia), Raniel Ramon Norte Neves (Odontologia) e Raphael Martins de Abreu (Fisioterapia).

A Coordenadoria Geral de Extensão, responsável pela seleção dos estudantes, também escalou oito suplentes, no caso de haver desistência de um ou mais estudantes titulares selecionados.

O grupo de suplentes inclui: Ana Paula Bridi (Relações Internacionais), Alinne Gabrielle Morais Meregui (Fisioterapia), Isabela Almeida Costa (Geografia), Jozy Vieira Dos Santos Miranda (Relações Públicas), Leonardo Dos Santos Beguine (Nutrição), Lucas Gimenes Botelho (Engenharia de Produção), Murilo Dias Postigo (Engenharia Ambiental), Thaiana Jacob Carvalho de Oliveira (Biomedicina).

Os oito alunos selecionados como titulares do Projeto Rondon 2015 começam os preparativos para a viagem, como organização de oficinas e planejamento, em setembro.

Leia os depoimentos de estudantes que participarão do Projeto Rondon 2015:

“Fiquei sabendo do projeto pelo site da USC e pelo e-mail que a própria universidade mandou. Resolvi me inscrever pois gosto de trabalhos sociais, de conhecer pessoas novas, culturas diferentes. Durante a entrevista seletiva, perguntavam bastante como reagiria em determinadas situações, se tínhamos capacidade para encarar o projeto, entre outras perguntas. Meu objetivo é compartilhar conhecimentos e conscientizar a comunidade sobre diversos assuntos. Minha expectativa é que o projeto seja uma ponte de conhecimentos, onde eu possa, além de levar algo diferente, aprender muito com a comunidade.” Kauana Valesca Gouvea, 20 anos, aluna de Artes Cênicas.

“Fiquei sabendo do projeto através de um amigo, que contou sobre como era a experiência de participar do Projeto Rondon. Me fascinou a ideia de poder aplicar meus projetos em comunidades carentes. Como designer, busco sempre projetar soluções e isso não foi diferente no Projeto Rondon. Eu queria muito poder ajudar a comunidade com o conhecimento que venho buscando há anos na faculdade e na vida. Depois de entregar a ficha com meus dados, mesmo não sendo solicitada uma pesquisa, logo comecei a procurar saber mais sobre a cidade de Bananeiras, qual sua cultura, como ela surgiu e quais eram os planos para o futuro. Também vi vários vídeos de outras ações do Projeto Rondon para poder conhecer ainda mais sobre a abrangência dos projetos. Com as informações adquiridas, adaptei várias ideias que tinha em mente para criação de ações em que eu poderia estar envolvido, e montei uma apresentação impressa para levar na entrevista, caso eu fosse aprovado. Aguardei ansiosamente o resultado e, não poderia ter sido melhor, fui aprovado como titular. O projeto visa proporcionar experiências fora da sala de aula, vivendo de perto com a realidade de uma comunidade carente, estimulando o trabalho em prol de uma sociedade mais humana. Além de ensinar, os alunos também aprendem diversas lições que são levadas para a vida toda. Quero muito que o projeto chegue logo, e espero poder ajudar a fazer a diferença nessa comunidade, que eu e meus companheiros possamos ajudar a fazer a diferença na vida dessas pessoas.” Matheus da Matta Mazuqueli, 22 Anos, aluno de Design.

“Fiquei sabendo do projeto através do site da USC. Sempre tive interesse em participar de projetos como esse. O primeiro processo de seleção foi a análise da ficha de inscrição, que continha informações sobre cada pessoa interessada. Depois que selecionaram 30 estudantes, passamos por uma entrevista com os responsáveis pela seleção e só depois os oito rondonistas foram escolhidos. Estou ansiosa e não vejo a hora de ir pra Bananeiras, na Paraíba. Quero fazer meu melhor para ajudar na realização das ações na cidade.” Beatriz de Souza Vieira, 21 anos, aluna de Jornalismo.

“Me inscrevi porque sempre quis estudar enfermagem, para levar conhecimento a quem necessita. O objetivo do projeto é capacitar os agentes comunitários sobre assuntos como saúde, ambiente, planejamento familiar, educação, entre outros. Minha expectativa é conseguir passar conhecimento para os agentes comunitários, para melhorar a saúde dessa população e gerar mais qualidade de vida para essas pessoas.” Jaqueline Maria Alvarenga Battezate, 21 anos, aluna de Enfermagem.

Aluno de Jornalismo conta como foi a experiência de participar do Projeto Rondon

O Círculo On também entrevistou o estudante de Jornalismo Flávio Fogueral, 32 anos. Ele participou do Projeto Rondon em julho de 2014 e integrou o grupo da USC que esteve na cidade de Palmeirina, em Pernambuco. Leia a seguir os principais trechos da entrevista.

Em que ano você participou do Projeto Rondon?
Em 2014. O Projeto Rondon – Operação Guararapes ocorreu entre os dias 16 de a 31 de julho.

Em que lugar?
O Projeto Rondon, como um todo, atuou em diversas cidades do Nordeste e Norte do Brasil. No entanto, a Universidade Sagrado Coração centrou suas atuações na cidade de Palmeirina, estado de Pernambuco. A cidade fica na microrregião de Garanhuns e é divisa com Alagoas e possui mais de 8.100 habitantes. Sua economia é centrada no agronegócio.

Como foi essa experiência?
A experiência, como um todo, é sempre surpreendente. Nos deparamos com realidades sociais e econômicas diferentes das nossas, mas não tão distantes do que ocorre perto da gente. Há ainda o contato com outras tradições culturais, as quais acrescentam o aprendizado sobre o que realmente é o Brasil e sua riqueza. Como são estudantes de diversas áreas, cada um aplicou seu conhecimento, de forma coletiva, para colaborar com o desenvolvimento daquela região. E o que vivenciamos nestes dias em Palmeirina também acrescenta em nossa essência como profissionais.

Qual era o objetivo do projeto?
Nesta edição do Projeto Rondon o objetivo era levar ações de cunho social priorizando a educação nas áreas de saúde, cultura, meio ambiente, educação, diretos humanos e cidadania. Também foram priorizadas ações às comunidades rurais mostrando a preservação ambiental, comunicação, trabalho e tecnologia.

Vocês tiveram sucesso?
Creio que o sucesso foi obtido pela receptividade com a qual tivemos pelos habitantes de Palmeirina e, o mais importante, são as marcas positivas deixadas no local. Seja com as palestras, oficinas e até mesmo o contato direto com a comunidade foram proveitosas.

Qual o seu conselho para os alunos que vão participar do Projeto Rondon 2015?
Participar do Projeto Rondon requer determinação e engajamento. Serão desafios em uma realidade diferente da que encontramos em nosso dia a dia. São comunidades que vão lhe acolher, mas que também esperam muito de você como aluno e também como amigo ou mesmo alguém que pode ajudar a mudar a realidade do lugar onde se vai atuar.

 

Para mais informações sobre o projeto, acesse o site do Projeto Rondon.