Iniciação científica, realizada por alunos de graduação, pode ajudar no amadurecimento profissional

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O aluno que faz iniciação científica precisa ter interesse em pesquisar e na leitura

Mayrilaine Garcia

Realizada por alunos de graduação, a Iniciação científica pode ajudar no amadurecimento profissional. É o que afirmam estudantes entrevistados pelo Círculo On. A Iniciação científica é uma pesquisa realizada por graduandos com a orientação de um professor qualificado sobre determinado assunto relacionado à área de formação do estudante.

 

O amadurecimento é proporcionado pelo estímulo ao desenvolvimento do pensar cientificamente e, quando concluído, pode ser usado como trabalho de conclusão de curso, com apenas algumas pequenas modificações. Outro benefício pode ser a bolsa auxílio da universidade.

Mas há alunos que realizam a Iniciação Científica de forma volunária, como Nathan Vitiver, do 2º ano de Publicidade e Propaganda, cujo projeto se baseia no comportamento do consumidor infantil, que tem sido alvo de várias proteções legislativas. Para ele, as peças publicitárias não mudam em nada o comportamento da criança. O que é preciso é mudar a educação e não de privar as empresas de fazer publicidade infantil.

“Meu trabalho vai ajudar empresas a entenderem melhor seus pequenos consumidores e auxiliá-las, mesmo com essa restrição, a continuar vendendo e atendendo as necessidades dos seus clientes”, comenta o aluno.

Amanda Malavazi, aluna do 3º ano de Jornalismo,também foca a criança em seu projeto de Iniciação Científica. A proposta foi desenvolvida após produzir uma peça radiofônica para o público infantil. Agora, estuda a recepção de peças radiofônicas para crianças de 6 a 10 anos.

Ela entende que a Iniciação Científica é um longo processo e o aluno precisa ser consciente de que ele assumiu uma responsabilidade e um compromisso com a pesquisa. “Dedicação é a palavra. Desde que me submeti ao trabalho, soube dos prazos, por isso é preciso pensar muito antes de fazer um projeto. Temos muitas apresentações para fazer e sempre lembramos que o nome do orientador está em jogo, os dois estão juntos no mesmo barco, é preciso parceria, muita confiança”, afirma.

Entre os compromissos do pesquisador iniciante está o de apresentar os projetos em eventos científicos. Os alunos de Comunicação da USC têm diversas oportunidades, como o Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), que é destinado a graduandos, pesquisadores e profissionais da área.

A aluna Marília Pontes, do 2º ano de Relações Públicas, tem como objetivo apresentar seu projeto de iniciação científica, “Relações Públicas para relações públicas: um estudo sobre a percepção do curso perante o público universitário”, no Intercom de 2015.

“Ainda estou na parte inicial do projeto, fazendo o levantamento bibliográfico e a fundamentação teórica, não sai a campo. É um tema muito pertinente e abre uma questão que me incomoda muito, pois nós, relações-públicas, cuidamos na maioria das vezes da imagem das pessoas, mas não pensamos em cuidar da nossa imagem. É esse o princípio da minha pesquisa, explorar um assunto que é uma dúvida para os profissionais e para mim também, ficando assim uma pesquisa mais tranquila e prazerosa”, ressalta a estudante.

Para realizar a Iniciação Científica, o aluno deve procurar um professor orientador e demonstrar interesse por pesquisar , independente do período em que está na graduação.

Serviço:
Para mais informações sobre a Iniciação Científica da USC, acesse o site.