O professor Maximiliano Martin Vicente, professor do Departamento de Ciências Humanas e que ministra nos cursos de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Bauru, analisa criticamente o cenário político e fala do segundo turno das eleições.

Em entrevista ao repórter Gabriel Moura (foto), o professor critica o baixo nível de debate da campanha.  Outra questão comentada é a onda de intolerância e do discurso de ódio que tomou conta do espaço público durante a eleição.  “O que preocupa hoje é que os ataques pessoais desviam a atenção dos problemas que tem que ser enfrentados. Você tenta desqualificar o outro. O que o ocorre é que as pessoas não querem entender que o problema implica em problema para todo mundo”.

O pesquisador também faz uma análise do perfil dos dois candidatos e de seus planos de governo e também fala da influência das redes sociais digitais e da mídia eletrônica no momento atual.

“O que preocupa é o futuro do país”

Maximiliano Martin Vicente, professor da Unesp de Bauru

O estudioso também faz uma reflexão sobre a importância do voto e o que ele representa, além de sugerir aos eleitores que se informem antes de escolher os candidatos .  “Esqueça a emoção, use a razão e veja qual te interessa”, diz, ressaltando a importância do eleitor cobrar depois do dia primeiro de janeiro do candidato que escolheu, caso eleito, o cumprimento de suas promessas de campanha.

Veja o vídeo:

Sobre o professor Dr. Maximiliano Martin Vicente:

Graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração (1982), mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1996). É livre-docente em História do Brasil (2008) .Atualmente é professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência no ensino nos cursos de Comunicação Social, na área de História do Brasil e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira Contemporânea.Atua no programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da UNESP – Campus de Bauru onde orienta pesquisas na área de Gêneros e Formatos da Comunicação Midiática e leciona a disciplina Comunicação e História na Nova Ordem Internacional.

É autor, entre outras obras,  do livro História e comunicação na nova ordem internacional. O livro, publicado em 2009, pelo Cultura Acadêmica, o segundo selo da Fundação Editora da UNESP, pode ser baixado em PDF e e-pub. Nele o autor estabelece pontos de encontro entre a História e a Comunicação, analisando a trajetória recente dessas duas áreas no intuito de identificar suas possibilidades de convergência.