Do sertanejo do interior aos contos de fada, a primeira noite de desfiles contou ainda com viagem ao tempo da ferrovia e animação dos blocos
Bianca Maciel / Círculo
Fotos: Mariana Cândido / Bianca Maciel / Círculo
Os cinco blocos e as três escolas de samba que desfilaram agradaram o público que compareceu ao sambódromo de Bauru, no último sábado (25). A noite começou com o cortejo do Rei Momo e Rainha do Carnaval.
Os blocos Originalidade, Só vai quem bebe, Bonde do Consulado, Pé de Varsa e Esquadra da Indepa levaram animação para o local.
Já as escolas Águia de Ouro, Acadêmicos da Cartola e Mocidade Unida da Vila Falcão esbanjaram criatividade durante o desfile que também foi marcado pela inclusão.
Raiz
A primeira delas, com o samba enredo “Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar, eu venho lá do sertão e a Águia de Ouro vai te mostrar #mundo sertanejo” tratou desta característica do interior paulista.
Pedro, de 11 anos, desfilou pela primeira vez com a escola e, apesar do cansaço de atravessar a avenida, diz que todo sacrifício foi compensador. “Eu gostei muito, as pessoas bateram bastante palmas pra a gente”, afirma. Ele conta que apesar de todo o trabalho e de ensaios puxados, foi possível ver toda a dedicação dos integrantes da escola no desfile.
Para a rainha da diversidade da escola Águia de Ouro, a sensação é gratificante. “A gente se preparou o ano todo, foi muito esforça e muita dedicação, e graças a Deus a gente conseguiu fazer essa apresentação linda”.
Mundo da fantasia
A Acadêmicos da Cartola trouxe para avenida 900 integrantes distribuídos em 12 alas e quatro carros alegóricos. Com o samba-enredo “Felizes para sempre no reino encantado da Cartola”, a escola fez referência aos contos de fadas e ao mundo da fantasia.
Seu Claudinei Santos, de 61 anos, acompanhou tudo da arquibancada e não esconde a torcida. “Nossa, tá maravilhoso, tá tudo lindo, o povo lindo, os carros estão lindos”, conta. “A cartola é a minha preferida daqui”. E não é atoa. A escola do Parque Vista Alegre foi fundada há 41 anos e já ganhou 12 vezes o carnaval bauruense.
Dona Maria Lúcia, de 46 anos, ajudou a costurar as fantasias. Ela afirma que há dez anos faz isso e que, para este desfile, tudo começou a ser preparado em agosto do ano passado. “Quando a gente vê toda essa coisa linda, vale muito a pena”.
“É como se você pulasse as quatro noites do carnaval de uma vez só. São seis ou sete quadras de muita alegria e muita energia, é contagiante, o público está sempre dando incentivo pra nós, é delicioso!”, resume Gilson de Souza, de 47 , que faz 22 anos desfila pela Cartola.
A pequena Milena, de 8 anos, ficou encantada com os carros alegóricos. “Eu gostei do carro de princesas que passou, eu achei ele bonito”, diz.
Outro que gostou do carro, foi Ezequiel Alvez Júnior, 22 anos. “Ah, esse carro de princesa ai, meu Deus! Arrasaram!”. Ele também diz ter se empolgado bastante com os blocos. “O que foi aquele desfile do Pé de Varsa?, tô até tremendo (risos)”, diz.
Homenagem
A Mocidade Unida da Vila Falcão foi a última escola a desfilar. Com o tema “Da batalha dos trilhos às glórias da Panela”, a campeã do ano passado trouxe 600 integrantes, oito alas e quatro carros alegóricos e contou um pouco da história e das características do bairro onde ela foi fundada, do período de ouro das ferrovias até destaques da Vila Falcão como o ginásio Panela de Pressão, que sedia as partidas do vôlei e basquete bauruenses.
Emocionada, dona Elizete Borges, 61 anos, destaca a qualidade da apresentação. “Maravilhoso, tá tudo lindo. Aqui em Bauru passou muito tempo sem ter carnaval, agora que voltou a gente tenta aproveitar ao máximo”
Maravilhoso, tá tudo lindo. Aqui em Bauru passou muito tempo sem ter carnaval, agora que voltou a gente tenta aproveitar ao máximo
Elizete Borges, 61 anos
Quem assistiu a primeira noite dos desfiles saiu satisfeito. “Um mais lindo que o outro. Dá emoção de assistir porque ta tudo muito bonito. Está tudo perfeito”, opina Marcia Nunes, de 40 anos.
Segunda noite
Nesta segunda-feira (27), tem mais desfile das escolas de samba e blocos carnavalescos, se apresentam no Sambódromo, a partir das 19h, o Bloco originalidade, Unidos do Jardim Petrópolis e Amigos da Tuka, além dos blocos especiais Estrela do Samba de Tibiriçá, Estação Primavera e Império da Lagoa do Sapo, e as escolas de samba Azulão do Morro, Tradição da Zona Leste e Coroa Imperial da Grande Cidade.