Do sertanejo do interior aos contos de fada, a primeira noite de desfiles contou ainda com viagem ao tempo da ferrovia e animação dos blocos

Bianca Maciel /  Círculo 

Fotos: Mariana Cândido / Bianca Maciel /  Círculo 

 Os cinco blocos e as três escolas de samba que desfilaram agradaram o público que compareceu ao sambódromo de Bauru, no último sábado (25).  A noite começou com o cortejo do Rei Momo e Rainha do Carnaval.

Os blocos Originalidade, Só vai quem bebe, Bonde do Consulado, Pé de Varsa e Esquadra da Indepa levaram animação para o local.

Já as escolas Águia de Ouro, Acadêmicos da Cartola e Mocidade Unida da Vila Falcão esbanjaram criatividade durante o desfile que também foi marcado pela inclusão.

 

A escola Águia de Ouro trouxe ao sambódromo temática que remete ao sertanejo e à cultura do interior paulista. Foto: Mariana Candido/Círculo

A escola Águia de Ouro trouxe ao sambódromo temática que remete ao sertanejo e à cultura do interior paulista. Foto: Mariana Candido/Círculo

 

 

IMG_1039

Raiz

A primeira delas, com o samba enredo  “Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar, eu venho lá do sertão e a Águia de Ouro vai te mostrar #mundo sertanejo” tratou desta característica do interior paulista.

IMG_1003

Pedro, de 11 anos, desfilou pela primeira vez com a escola e, apesar do cansaço de atravessar a avenida, diz que todo sacrifício foi compensador. “Eu gostei muito, as pessoas bateram bastante palmas pra a gente”, afirma.  Ele conta que apesar de todo o trabalho e de ensaios puxados, foi possível ver toda a dedicação dos integrantes da escola no desfile.

Pedro, de 11 anos, desfilou pela primeira vez com a escola

Pedro, de 11 anos, desfilou pela primeira vez com a escola

Para a rainha da diversidade da escola Águia de Ouro, a sensação é gratificante. “A gente se preparou o ano todo, foi muito esforça e muita dedicação, e graças a Deus a gente conseguiu fazer essa apresentação linda”.

 IMG_1043

 

 

Mundo da fantasia

 

IMG_1108

A Acadêmicos da Cartola trouxe para avenida 900 integrantes distribuídos em 12 alas e quatro carros alegóricos. Com o samba-enredo “Felizes para sempre no reino encantado da Cartola”, a escola fez referência aos contos de fadas e ao mundo da fantasia.

 

IMG_1195

Seu Claudinei Santos, de 61 anos, acompanhou tudo da arquibancada e não esconde a torcida. “Nossa, tá maravilhoso, tá tudo lindo, o povo lindo, os carros estão lindos”, conta. “A cartola é a minha preferida daqui”. E não é atoa. A escola do Parque Vista Alegre foi fundada há 41 anos e já ganhou 12 vezes o carnaval bauruense.

Dona Maria Lúcia, de 46 anos, ajudou a costurar as fantasias. Ela afirma que há dez anos faz isso e que, para este desfile, tudo começou a ser preparado em agosto do ano passado. “Quando a gente vê toda essa coisa linda, vale muito a pena”.

A Acadêmicos da Cartola, trouxe para avenida 900 integrantes distribuídos em 12 alas e quatro carros alegóricos

A Acadêmicos da Cartola, trouxe para avenida 900 integrantes distribuídos em 12 alas e quatro carros alegóricos

“É como se você pulasse as quatro noites do carnaval de uma vez só. São seis ou sete quadras de muita alegria e muita energia, é contagiante, o público está sempre dando incentivo pra nós, é delicioso!”, resume  Gilson de Souza, de 47 ,  que faz 22 anos desfila pela Cartola.

A pequena Milena, de 8 anos, ficou encantada com os carros alegóricos. “Eu gostei do carro de princesas que passou, eu achei ele bonito”, diz.

Outro que gostou do carro, foi Ezequiel Alvez Júnior, 22 anos. “Ah, esse carro de princesa ai, meu Deus! Arrasaram!”. Ele também diz ter se empolgado bastante com os blocos.  “O que foi aquele desfile do Pé de Varsa?, tô até tremendo (risos)”, diz.

 IMG_1304

Homenagem

 

A Mocidade Unida da Vila Falcão foi a última escola a desfilar. Com o tema  “Da batalha dos trilhos às glórias da Panela”, a campeã do ano passado trouxe 600 integrantes, oito alas e quatro carros alegóricos e contou um pouco da história e das características do bairro onde ela foi fundada, do período de ouro das ferrovias até destaques da Vila Falcão como o ginásio Panela de Pressão, que sedia as partidas do vôlei e basquete bauruenses.

A Mocidade fez uma homenagem à Vila Falcão em seu desfile

A Mocidade fez uma homenagem à Vila Falcão em seu desfile

Emocionada, dona Elizete Borges, 61 anos, destaca a qualidade da apresentação. “Maravilhoso, tá tudo lindo. Aqui em Bauru passou muito tempo sem ter carnaval, agora que voltou a gente tenta aproveitar ao máximo”

Maravilhoso, tá tudo lindo. Aqui em Bauru passou muito tempo sem ter carnaval, agora que voltou a gente tenta aproveitar ao máximo

Elizete Borges, 61 anos

Quem assistiu a primeira noite dos desfiles saiu satisfeito. “Um mais lindo que o outro. Dá emoção de assistir porque ta tudo muito bonito. Está tudo perfeito”, opina Marcia Nunes,  de 40 anos.

IMG_1253

Segunda noite

Nesta segunda-feira (27), tem mais desfile das escolas de samba e blocos carnavalescos, se apresentam  no Sambódromo, a partir das 19h,  o Bloco originalidade,  Unidos do Jardim Petrópolis e Amigos da Tuka, além dos blocos especiais Estrela do Samba de Tibiriçá, Estação Primavera e Império da Lagoa do Sapo,  e as escolas de samba Azulão do Morro, Tradição da Zona Leste e Coroa Imperial da Grande Cidade.