Cena do filme ‘Aos Teus Olhos’, indicação do Círculo para essa semana. Em destaque, Rubens (Daniel de Oliveira),  protagonista do longa. Foto: Divulgação

 

Amanda Medeiros / Círculo

A história da humanidade, segundo artigo publicado no site Brasil Escola, pode ser dividida em três etapas: agrícola, industrial e digital, em que o conjunto de indivíduos que vivenciam nesta última, recebe o nome de “sociedade da informação”, aquela cuja cultura e economia dependem essencialmente da tecnologia, da comunicação e da informação. Em tese, todos participam da interação de alguma maneira, compartilhando o conhecimento com base nas informações que possuem.

Nesse contexto, a internet surgiu em 1969 com o nome de Arpanet nos Estados Unidos, de acordo com reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo, e tinha o objetivo de interligar laboratórios de pesquisa no país. Além disso, esse sistema garantia, em plena Guerra Fria com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a comunicação entre militares e cientistas para evitar situações catastróficas.

Foi apenas 13 anos depois que a Arpanet passou a ser chamada de internet, apesar de ainda ser limitada ao âmbito acadêmico. Com o uso comercial liberado em 1987 nos Estados Unidos, em 1992 começaram a surgir diversas empresas provedoras de acesso à internet no país. No mesmo ano, o Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) inventou a World Wide Web (WWW), que começou a ser utilizada para colocar informações ao alcance de qualquer usuário da internet.

Imersas na WWW, as redes sociais são definidas por Boyd & Ellison no artigo Social Network Sites: definition, history and scholarship, como sistemas que permitem a construção de uma persona através de um perfil ou página pessoal, a interação através de comentários e a exposição pública da rede social de cada ator. E, de acordo com Raquel Recuero em publicação no periódico Redalyc.org,  os sites de redes sociais seriam uma categoria do grupo de softwares sociais, que seriam softwares com aplicação direta para a comunicação mediada por computador (CMC). 

Com sua popularização nos anos 1990 e intensificação crescente no século XXI, a comunicação mediada por dispositivos tecnológicos possui características específicas, como, ainda segundo Recuero, o privilégio do anonimato em detrimento da identificação. Dessa forma, a linguagem e o contexto serão adaptados pelos indivíduos. 

Outro elemento presente no mundo virtual é a persistência das interações no meio, de modo que as informações possam ser acessadas em momentos diferentes da emissão da mensagem. As redes sociais também servem como conexões dos laços offline, ou seja, são uma extensão das relações que são estabelecidas fora do ambiente digital.

Por fim, a internet e as redes sociais trouxeram consigo diversas inovações que, se bem administradas, facilitam a vida do indivíduo em suas diversas facetas.

Confira abaixo a indicação do Círculo, que trata sobre redes sociais e seus impactos:

AOS TEUS OLHOS (2017)

Cartaz do filme 'Aos Teus Olhos'. Foto: Divulgação

Cartaz do filme ‘Aos Teus Olhos’. Foto: Divulgação

Rubens (Daniel de Oliveira) é um professor de natação carismático, que dá aulas para crianças em um clube. Querido por todos, ele se vê em apuros quando um de seus alunos, Alex (Luís Felipe Melo) de sete anos, diz à mãe que o professor lhe deu um beijo na boca no vestiário.

Alegando inocência, Rubens é acusado pelos pais da criança e passa a ter que lidar com um verdadeiro linchamento virtual, que tem início através do aplicativo de mensagens WhatsApp e explode quando chega ao Facebook. 

Na trama, que foi baseada na peça de teatro catalã “O Princípio de Arquimedes”, o professor vê sua vida de cabeça para baixo quando emprego e credibilidade são colocados em jogo. O foco do longa-metragem, por se tratar de um assunto contemporâneo, é o pré-julgamento das pessoas a partir das redes sociais, segundo a diretora do filme, Carolina Jabor, em entrevista ao site Globo.

 

Assista ao filme: