Green Book. Foto: Reprodução / Divulgação

Karolayne Cotafava / Círculo 

Green Book é um filme estadunidense do diretor Peter Farrelly, com data de estreia de de 21 de novembro de 2018, o filme de genêro drama conta a história do encontro de Tony Lip motorista ítalo-americano, com o famoso e genial pianista Don Shirley, quando o músico contrata Tony para guia-lo e defende-lo de possíveis problemas em uma turnê pelo sul dos Estados Unidos, na época fortemente marcado por uma desigualdade e segregação racial.

No filme observamos como as diferentes realidades dos dois protagonistas formam seu carácter, e conforme os personagens se conhecem e imergem na realidade do outro eles mudam suas opiniões e preconceitos chegando a uma apreciação e respeito em comum. Tony sendo um italiano muito conservador e bruto, além de ser uma pessoa claramente racista, quando começa a conviver com Shirley e conhecer seus desafios e ideais, além de sua genialidade musical, passa a respeita-lo, e Shirley na sua convivência com Tony aprende muito sobre si mesmo, o relacionamento dos personagens ao longo do filme proporciona grande crescimento pessoal para ambos os lados.

Viggo Mortensen e Mahershala Ali em Green Book. Foto: Reprodução / Divulgação

O filme trata sobre assuntos como desigualdade e segregação racial nos Estados Unidos, e representatividade, mostrando como Shirley escolhe fazer sua turnê em uma região que ele sabe que não vai aceita-lo facilmente, para que possa mostrar para essas pessoas que uma pessoa negra pode ser talentosa e bem sucedida quanto uma branca, se inserindo na realidade dessas pessoas, para isso passando por diversos desafios e ofensas no caminho.

O filme baseado em fatos reais recebeu boas críticas, conta com ótimas atuações de Viggo Mortensen, Mahershala Ali e Linda Cardellini. e foi muito premiado levando pra casa o Oscar de Melhor Filme, além de Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante para Mahershala, entre outros, recebendo também uma nota 92 da audiência no Rotten Tomatoes. O longa está disponível no iTunes e é uma ótima pedida pra quem quer ver um filme leve e bonito, quem gosta de história e para aprender mais sobre os desafios enfrentados pela população negra.

Confira o trailer: