Mais uma grande oportunidade aprimoramento e aprendizagem que a universidade disponibiliza para seus alunos

Por: Bruna Pessoa Sampaio

Exibindo Intercâmbio03.jpg

As inscrições para os programas de intercâmbio oferecidos pela USC já estão abertas. O aluno interessado em se inscrever deverá procurar o Departamento de Relações Internacionais no bloco J – 4ºandar, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e 18h às 22h. Para que a inscrição seja realizada, é necessário que o interessado esteja cursando qualquer curso oferecido pela universidade, ter completado pelo menos 20% do seu curso, ter uma perspectiva internacional, como por exemplo, saber dos benefícios que ele pode ter em uma atividade internacional e ser um aluno com bom desempenho acadêmico, pois também será avaliado pela outra universidade.

A USC oferece 28 convênios assinados que estão em vigor, em sua maioria com universidades e algumas entidades, e mais de 50 países estão disponíveis para os alunos.

Há um processo de seleção, em que o aluno deverá apresentar um bom rendimento acadêmico, e em muitos casos são exigidos a fluência da língua estrangeira. Para que isso seja analisado, são feitos alguns testes, entre eles estão o TOELF e TOEIC, porém há universidade que não exigem estes testes de proficiência, então, são feitas entrevistas diretamente com o Departamento o qual analisará se o aluno tem condições ou não de participar. Em principio, as inscrições são abertas a todos os candidatos e somente depois passarão por um processo seletivo conforme a universidade que estão pleiteando.

“É importante verificar o seguinte, dentro das análises que são feitas, se ele tem o perfil de um intercambista porque a ideia é que o aluno comece e termine um programa no exterior”, diz o Professor Daniel Freire de Almeida, responsável pelo Departamento de Relações Internacionais.

O TELF e TOEIC são exigidos pela maioria das universidades, são testes que analisaram o conhecimento que o aluno tem de outra língua, no caso o inglês, a maioria das universidades exigem um score que é um numero de acertos que deve ser atingindo.

Todo início semestre abrem novas inscrições para os alunos da universidade. Para que os alunos possam preparar suas inscrições com o auxílio do Departamento de Relações Internacionais, apresentar a sua candidatura no exterior, também por intermédio do Departamento e então começar no semestre seguinte a experiência no exterior.

Cada convênio tem um número de vaga que gira em torno de 2 a 5 vagas por universidade estrangeira.