Palestrante no primeiro dia do Comunica 2016, Jairo Marques comenta sobre tema do evento e fala sobre sua carreira e projeções para o futuro do jornalismo

_M235597

Por: Wesley Contiero

O jornalista Jairo Marques participou do primeiro dia do Comunica 2016, realizado na USC (Universidade do Sagrado Coração). Jairo realizou uma palestra no evento, que teve como tema “Acessibilidade, esporte e inovação na Sociedade do Conhecimento”, e visa promover uma troca de experiência entre profissionais da área de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas,  com alunos e professoras da Universidade.

Confira a entrevista exclusiva do Círculo_On com Jairo Marques:

_M235581

Círculo_On: O que você achou do tema do evento “Acessibilidade, esporte e inovação na Sociedade do Conhecimento” ?

Jairo Marques: Um tema bastante visionário, novo, corajoso. Normalmente na semana da comunicação optam por temas já do meio stream, ou temas ligados à política ou economia. A Universidade teve uma ideia muito bacana, brilhante, trazendo abordagens diferentes e que podem agregar coisas novas para os alunos.

Círculo_On:  E sobre a sua participação no evento?

Jairo Marques:  Eu fico feliz de estar aqui, tenho algumas coisas para contribuir, contarei algumas mentiras para o pessoal dar risada (risos).

Círculo_On:  Qual a importância dessa troca de experiências entre profissionais e alunos?

Jairo Marques:  Fundamental, parte do que a gente aprende na universidade está um pouco distante da realidade do mercado. Quando você tem um jornalista que está atuando em um grande meio, você tem uma chance de estar mais próximo do que é real.

Círculo_On:  Você tem um blog bem interessante, o Assim como você, que fala sobre assuntos de cidadania, direitos humanos e aspectos da vida de uma pessoa com deficiência. Como é esse projeto?

Jairo Marques:  O blog surgiu há seis, sete anos. Veio junto com muitos blogs no Brasil e a Folha achou um projeto novo, que poderia trazer um publico novo, e até hoje é um sucesso, tenho uma audiência cativa bem grande. Muitas vezes as pessoas acham que é apenas um blog para falar de pessoas com deficiência, o que também é, mas é um blog mais para falar de cidadania, de pessoas que estão um pouco mais excluídas de grandes meios.

_M235563

Círculo_On:  Entre todas as suas coberturas pela Folha de São Paulo, qual obteve o maior destaque?

Jairo Marques: Já fiz algumas coberturas internacionais, como em Londres nas paraolimpíadas, investigações jornalísticas pelo Brasil todos, mas acho que a mais impactante tanto por um lado jornalístico como pessoal, foi uma série que fiz há alguns anos sobre prostituição de crianças, no norte e nordeste do Brasil. Aquilo me trouxe bastantes conflitos emocionais, conhecimento, proximidade emocional com as pessoas.

Círculo_On:  Desde a sua formação, o que  mais mudou na comunicação?

Jairo Marques:  Sem dúvidas a velocidade da informação, e até um pouco do sentido da noticia. Hoje uma boa noticia não é apenas uma noticia de impacto econômico, de política, embora continue sendo. Mas hoje, às vezes, a história de um cachorro pode ter um impacto noticioso muito mais importante do que teria a alguns anos, quando comecei. A dinâmica do que é informação mudou demais.

Círculo_On:  Como você vê o avanço tecnológico no jornalismo, é um risco para o jornal impresso?

Jairo Marques:  Comparo ao rádio. Quando eu estava na faculdade, se discutia muito o sumiço do rádio, se ele ia desaparecer. E hoje, nos grandes centros, o rádio tem um papel fundamental. As pessoas adoram ouvir rádio, se informar por ele, discutir. Os veículos se transformam. Talvez os jornais diminuam de tamanho, principalmente os grandes como a Folha, Estado de São Paulo, O Globo, na plataforma impressa. Mas, deixar de existir é um desejo de um grupo muito minoritário e que não deve ser realizado.