Cena do filme ‘To Kill a Mockingbird”. Foto: Reprodução / Divulgação

Amanda Medeiros / Círculo

Agradecimentos: Ednan Gomes

 

Nos Estados Unidos, “To Kill a Mockingbird”, no Brasil, “O sol é para todos”. O título pode até ser diferente, mas a história continua brilhante. Escrita pela estadunidense Harper Lee, o livro é um romance vencedor do prêmio Pulitzer e que foi lançado no ano de 1960. A repercussão foi tanta que em 1962 o romance foi adaptado e se tornou um filme.

Capa do livro “O Sol é para todos”. Foto: Reprodução / Divulgação

 

 

O livro conta a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O romance é narrado pela sensível Scout, filha do advogado e possui influências das memórias familiares da autora. O livro é um dos clássicos da literatura norte-americana moderna.

 

 

 

 

Vale lembrar que nos anos 30 existiu a segregação racial nos Estados Unidos, em que a discriminação contra negros e a desigualdade social e econômica eram latentes. A falta de oportunidades, serviços e moradias eram alguns dos problemas enfrentados por quem era negro. O enredo justamente se desenrola neste cenário e é emocionalmente carregado.

Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça. ‘O Sol é Para Todos’, com seu texto “forte, melodramático, sutil e cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações. O romance é conhecido pela sua vivacidade e humor, apesar de lidar com assuntos sérios como estupro e desigualdade racial. Para alguns bibliotecários britânicos, é um livro que “todo adulto deveria ler antes de morrer”.

 

 

A autora Harper Lee. Foto: Reprodução / Divulgação

SOBRE A AUTORA

Nelle Harper Lee nasceu em 1926 na cidade de Monroeville, no estado do Alabama, foi uma escritora norte-americana e ganhadora do Prêmio Pulitzer de Ficção em 1961 pela sua obra de ficção To Kill a Mockingbird (“O Sol é Para Todos”). Filha caçula de quatro filhos, Lee passou sua infância e adolescência em Monroeville, mudando-se para Nova York em 1949. Em 11 de julho de 1960 publicou ‘O Sol É para Todos’, tornando-se sucesso de público e crítica, e desde então nunca mais lançou um livro até que fosse descoberto o ‘Vá coloque uma vigia’, escondido numa caixa, e lançado em 2015. Em 2007 foi premiada com a “Medalha Presidencial da Liberdade dos Estados Unidos” por suas contribuições à literatura. Muito reservada, não dava entrevistas há anos. A escritora morreu em 2016 de causas naturais numa clínica para idosos na cidade que nasceu.