O ator mirim Sunny Pawar interpreta Saroo Brierley quando criança em “Lion: Uma Longa Jornada Para Casa”. Foto: Reprodução / Divulgação

 

Karolayne Cotafava / Círculo 

Saroo Brierley é um australiano-indiano, empresário e autor do livro autobiográfico “Uma Longa Jornada Para Casa”. Em 2016 foi lançado o filme “Lion: Uma Longa Jornada Para Casa”, baseado na história real de Saroo. O longa é dirigido por Garth Davis e roteirizado por Luke Davies. Nele, há a exibição de momentos subsequentes ao dia em que Saroo, com 5 anos, se perde de seu irmão em uma estação de trem indiana. Ele é levado a um orfanato, onde é adotado por um casal australiano. O menino se adapta muito bem depois de sua adoção, mas 25 anos depois, quando conhece outros indianos, Saroo sente a urgência de procurar por sua família biológica, e começa sua jornada em busca da mãe e irmãos perdidos.

Dev Patel, como Saroo Adulto. Foto: Reprodução / Divulgação

Sunny Pawar, ator mirim que interpreta o pequeno Saroo é o grande destaque do filme com suas expressões cheias de emoção que cativam o espectador imensamente. Junto dele destacam-se também as atuações de Dev Patel como Saroo adulto, Nicole Kidman como sua mãe adotiva, e Roney Mara como Lucy, namorada de Saroo. Assim como grandes atuações, o filme traz uma fotografia (Greig Fraser – A Hora Mais Escura) com planos amplos e aéreos mostrando o quão pequeno e perdido Saroo está em relação ao mundo ao seu redor.

Além da história de Saroo, o filme exibe claramente a pobreza das cidades indianas, e o contraste destas com a Austrália, o que realça a dificuldade em que a família biológica do menino vivia. “Lion” foi indicado a 6 Oscars e três BAFTA, levando dois desses para casa. O longa-metragem é emocionante, cativante e toca o espectador de forma intensa do começo ao fim.

Assista ao trailer: