Público marcou presença na caminhada pelo Outubro Rosa/ Foto: Thaís Ferreira

Thaís Ferreira/ Círculo

Mesmo com chuva, 10ª caminhada pela vida em Bauru tem grande público

Chuva durante Caminhada na Avenida Getúlio Vargas

Na manhã deste domingo, ocorreu a 10ª caminhada pela vida em Bauru, com o objetivo de salientar a importância de se autoprevenir contra o câncer de mama. O evento, que tem o lema  “Passos pela vida, a conscientização salva”,  faz parte da programação do Outubro Rosa e é organizado pelo Grupo Amigas do Peito de Bauru, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e outras instituições.

Mesmo com o tempo nublado, a caminhada teve um grande público. À partir das 8:00 da manhã era possível retirar o kit, com água e alimentos, participar de uma aula ao vivo de zumba, medir a pressão arterial e realizar exames de glicemia capilar e tipagem sanguínea. Com temperatura de 17° C, a caminhada teve sua saída às 9:00 da manhã na Praça Portugal, passando pela Avenida Getúlio Vargas e retornando ao ponto de partida. Próximo às 10:00 da manhã, uma chuva amena marcou presença, mas não desanimou os participantes. Porém, ao fim do trajeto, às 11:00 da manhã, a chuva ficou intensa e várias pessoas se abrigaram no supermercado próximo ao local. Após o contratempo, houve o sorteio de bicicletas e o encerramento do evento.

Clara Vasconcelos, presidente do Grupo Amigas do Peito de Bauru em entrevista para o Círculo

Em entrevista exclusiva para o Círculo, Clara Vasconcelos, 53 anos, engenheira civil e presidente do Grupo Amigas do Peito de Bauru, ressalta que o evento teve sua missão cumprida. “Obtemos 4450 inscrições pelo site e 60 pessoas fazem parte da organização do evento, que surgiu em 2008”. Quando questionada sobre a importância da prevenção do câncer de mama e sua divulgação, ela enfatiza: “Queremos transmitir a importância da detecção precoce e o enfrentamento da mesma. A prática de exercícios é um fator importante que contribui para a diminuição das chances de contrair a doença, e esse é justamente o foco da caminhada.” E complementa: “Mesmo com um clima não satisfatório, a caminhada e os outros eventos da campanha Outubro Rosa atingiram seus objetivos.” 

Maria de Lourdes Rezende em entrevista para o Círculo

O Círculo também conversou com alguns participantes da caminhada pela vida. Entre eles, Maria de Lourdes Rezende, 65 anos, professora aposentada pela Unesp. Ela afirma que é a segunda vez que participa do evento e que sempre participa de outras caminhadas semelhantes. “Faça sol ou faça chuva, eu participo”. E comenta: “É bom para ajudar as pessoas a lembrarem de ir ao médico e é bom [a caminhada] para saúde”.

Victória Nicolielo, 18 anos, estudante, conta que veio com a família e amigos, e que é a primeira vez que participa da caminhada em prol do Outubro Rosa. Ela lembra por quê a realização de encontros como esse se torna necessário:

Victória Nicolielo em entrevista para o Círculo

“Para a conscientização do público, porque tem muita gente que não tem tanto acesso as informações, então acho que é bem importante.” Victória ainda comenta que uma amiga de sua mãe já teve o diagnóstico de câncer de mama e agora ela participa de eventos do Grupo Amigas do Peito.

A programação do Outubro Rosa continua: dia 28 ocorre o VIII Mutirão de Exame Clínico das Mamas, que está com os agendamentos encerrados. E dia 29 às 19:00 da noite, para encerrar a programação, haverá uma missa especial na Igreja Santa Rita, na rua São Gonçalo, 3-54.

Prefeito Clodoaldo Gazzetta e membros do Grupo Amigas do Peito de Bauru seguram faixa

 

Confira a galeria de fotos da caminhada feita pelo Círculo_On aqui

 

Entrevista: Amanda Medeiros/Círculo

Fotos: Thaís Ferreira/Círculo