Envolvendo três projetos, o programa de extensão tem como objetivo atender às cooperativas de reciclagem do município

Adham Marin

Na última semana, aconteceu mais uma etapa do ciclo de visitas que integra as ações do Programa Coleta Seletiva, da Universidade do Sagrado Coração (USC), nas cooperativas de reciclagem da cidade de Bauru. A visita diagnóstica tem objetivo de identificar problemas de sistemática de produção na maneira como as cooperativas atuam para, posteriormente, tentar diluí-los por meio de ações de otimização de do trabalho. Os estudantes que integram os três projetos envolvidos na ação aplicaram um questionário e conversaram com os cooperados durante cerca de duas horas. A primeira cooperativa visitada foi a CooperBau, localizada na Vila Dutra.

Para uma das responsáveis pela ação, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da USC, professora Renata Minhoni, o objetivo das atividades vai além de maximizar os lucros das cooperativas.“Nós trabalhamos com a capacitação dos cooperados tanto na otimização do trabalho quanto no respeito ao sistema produtivo do cooperativismo, que abrange a divisão dos lucros, a participação nas decisões, o respeito aos princípios de segurança do trabalho e da Lei Nacional de Resíduos Sólidos”, ressalta.

Foto: Paulo Macarini

Renata Minhoni, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária ressalta a importância das cooperativas para o município. Foto: Paulo Macarini

O Programa, que envolve alunos dos Projetos de Extensão “Economia Solidária”, “Sistemas de Gestão” e “Educação Ambiental” também atua na conscientização dos moradores do Jd. Brasil, onde fica localizada a Universidade, com o objetivo de aumentar e de melhorar a qualidade dos matérias recicláveis que os moradores disponibilizam para a coleta seletiva e que serão enviados para triagem nas três cooperativas da cidade. Segundo Renata, embora os programas tenham as atividades, organizadas pelos coordenadores dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção e Administração de Empresas, qualquer estudante pode participar, já que as ações envolvem conscientização.

No último semestre, o Programa Coleta Seletiva e Comunicação 3.0, por meio da Coordenadoria Geral de Extensão, fechou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Bauru, com a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (EMDURB) e com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que são os órgãos do poder público destinados à administração da coleta seletiva no município, para subsidiar o transporte dos estudantes para as visitas realizadas nas cooperativas.

• Serviço:

As inscrições para os Projetos de Extensão ficam disponíveis no início de cada semestre. Conheça mais sobre os Programas e Projetos de Extensão em: http://www.usc.br/extensao-e-pastoral/programas/

Foto: Paulo Macarini

Alunos do Programa Coleta Seletiva visitam Cooperbau Foto: Paulo Macarini