Data simbólica para a luta contra o desmatamento alerta sobre a importância do bioma

Vitória Maffei

No dia 11 de setembro é comemorado o “Dia Nacional do Cerrado”, data simbólica para luta contra o desmatamento do segundo maior bioma do país. O cerrado está presente no estado de São Paulo, inclusive em Bauru, sendo encontrado na região que abriga o Zoológico Municipal, Jardim Botânico, UNESP, Instituto Lauro de Souza Lima e alguns bairros como o Jardim Manchester, Tangarás e Vale do Igapó.

Para a preservação do Cerrado no município, existem duas APAs (Área de Proteção Ambiental). A APA – Campo Novo, que visa proteger e conservar a biodiversidade da vegetação nativa de Bauru está localizado no bairro Vargem Limpa e a APA – Rio Batalha, com objetivo de controlar a expansão das cidades e a biodiversidade presente na região, tem localidade na bacia hidrográfica do Rio Batalha e seus afluentes. Ambas são leis municipais existentes desde os anos 2000 e 1998 respectivamente.

O estado de São Paulo criou em 2009, a Lei Estadual 13.550 que é destinada a conservação, proteção, regeneração e utilização do bioma cerrado. O Instituto Ambiental Vidágua (de Bauru) participou na elaboração desta lei, como contribui ativamente na criação das APAs municipais referidas acima.

Segundo o Prof. Dr. Osmar Cavassan, um dos principais estudiosos do cerrado brasileiro, as leis ambientais regentes no município diminui o desmatamento do bioma, mas ainda a áreas ocupadas pelo cerrado no município que estão sobe disputa por empreendimentos imobiliários. “Enquanto as secretarias e ministérios forem organizados a partir de um loteamento político entre os partidos das coligações, estaremos sujeitos às ordens e desmandos de um bando de administradores despreparados. Um planejamento integrado entre as secretarias e ministérios é indispensável. Especificamente sobre o cerrado ou matas, um plano de uso e ocupação do solo, com áreas para moradias, desenvolvimento industrial, lazer, vias de comunicação e preservação”, explica Cavassan.

Clodoaldo Gazzetta, cofundador do Instituto Ambiental Vidágua, ressalta a importância do bioma “O Cerrado não é desprezível como alguns pensam. Ele nos garante serviços ambientais imprescindíveis à vida em nossa cidade e na região. Suas florestas atuam diretamente na manutenção do macroclima; na estabilidade do solo; no controle de vetores de doenças e pragas agrícolas; na produção e purificação da água que bebemos, na melhoria do ar que respiramos e principalmente na amenização dos problemas oriundos da urbanização excessiva”, relata.