O evento tradicional do curso de Gastronomia atraiu público que saboreou especialidades da culinária brasileira e estrangeira

Renan Watanabe e Adham Marin

Estudantes de gastronomia comemoram o sucesso de vendas. (Foto: Renan Watanabe)

Realizada entre os dias 26 e 27 de maio no setor vivência do bloco K, a 5ª Semana Gastronômica trouxe diversas novidades e receitas para o público que visitou os estandes durante os dois dias do evento.

Estudantes de gastronomia, egressos e comerciantes locais prepararam receitas, como yakissoba, sanduíches e nhoque, que atraíam os olhares de quem passava pela feira. Alguns não resistiam e apreciavam as especialidades da culinária brasileira e estrangeira.

Os alunos do segundo ano de gastronomia foram os principais responsáveis pela preparação das receitas vendidas durante o evento, tornando uma experiência essencial para a formação acadêmica. “A feira é importante porque mostrar para o público a gastronomia de diversos lugares. Para os alunos, participar desse evento é fundamental para a nossa formação. Os alunos preparam o evento para que cada edição supere a anterior”, explica Wellington Pessoa, estudante de Gastronomia.

Entre o público presente, vários alunos de outros cursos da Universidade prestigiaram a feira e conheceram novas receitas. O estudante de História, Lucas Basso, visitou a feira no ano passado e voltou este ano para apreciar as novidades. “Esta é a segunda vez que participo da feira. O evento é importante para a gastronomia e para os alunos de outros cursos, pois encontramos diversas receitas novas ou de outros países, que muitas vezes não poderíamos conhecer por ser algo tão distante”, pontua.

Estudantes e visitantes no setor vivência do bloco K onde foi realizada a feira. (Foto: Renan Watanabe)

O conhecimento proporcionado pela feira não se restringe apenas aos estudantes de Gastronomia, mas a comunidade local também adquire conhecimento sobre a cultura de cada região ou país que faz parte do cardápio do evento. A irmã Suzana de Jesus Fadel, reitora da Universidade Sagrado Coração, comemora a participação do público bauruense. “A feira é um evento tradicional na Universidade e atrai a comunidade externa. Nós temos uma presença significativa todos os anos do público de fora, isso me alegra muito, pois a feira é um momento de aprendizagem e conhecimento para todos que participam”, afirma a reitora.

Para o sucesso do evento, é necessário um grande planejamento e preparação dos professores que organizam todos os detalhes da feira. O coordenador do curso de Gastronomia, Marcio Cardim, adianta que a preparação para a feira do ano que vem já começou. “O planejamento para a feira começa quase um ano antes, inclusive já estamos pensando na feira do ano que vem. É gratificante ver que os alunos participam de todo o projeto, não somente produzindo as receitas, mas em todas as partes da organização”, conta o professor.

Salgados e doces foram os atrativos da feira. (Foto: Renan Watanabe)

A Semana Gastronômica é realizada tradicionalmente no mês de maio. O tema deste ano foi Gastronomia brasileira e suas influências.

Visitantes no primeiro dia da feira gastronômica (Foto: Renan Watanabe)