O evento realizado nos dias 27 e 28 de maio expôs como funcionam os projetos de extensão e seu impacto na vida do graduando e das pessoas atendidas

Mayrilaine Garcia e Nathália Piccoli

A Universidade Sagrado Coração (USC) realizou nos dias 27 e 28 de maio, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária, o V Encontro de Extensão.

Em forma de entrevistas providas pelo coordenador geral de Extensão, Dorival José Coral, os coordenadores responsáveis pelos projetos em questão puderam expor os objetivos, novidades, etapas realizadas e como se desenvolvem os projetos. Além das apresentações formais, a Banda Vilarejo marcou presença, no palco do Teatro Veritas, animando a noite com músicas escolhidas para o momento.

O objetivo geral do evento foi mostrar a importância da extensão universitária na vida acadêmica e da sociedade. Mas afinal, o que é extensão? “Efeito de estender-se entre ação, dimensão, importância e alcance que vai além do tempo e espaço, vai além da sala de aula, um jeito próprio de ser Universidade […] caminho que une ensino e pesquisa, não dicotomizando teoria e prática, mas articulando o conhecimento e construindo novos saberes”, assim classifica a Ir. Jucélia Mello, pró-reitora de extensão e ação comunitária na USC.

Na quarta-feira, foi a vez de apresentar os projetos ligados aos programas “Comunicação 3.0” e “Orientação para o Trabalho (POT)”.

Na foto, o coordenador Dorival entrevista os coordenadores dos projetos ligados ao programa Comunicação 3.0 (Crédito: Tiago Moraes)

Na foto, Dorival entrevista os coordenadores dos projetos ligados ao programa Comunicação 3.0 (Crédito: Tiago Moraes)

No programa, que envolve os cursos de comunicação da Universidade, estão: Círculo_ON (Webjornal Laboratório), coordenado pelos professores Erica Franzon e Renato Valderramas; WEBrádio USC, coordenado pela professora Daniela Pereira Bochembuzo; Agência de Publicidade G-15, coordenado pelo professor Vitor Pachoni Brumatti e RP Comunica, coordenado pela professora Jéssica de Cassia Rossi.

“O objetivo geral do programa, é refletir sobre a comunicação como processo e praticá-lo por meio de todas as suas vertentes que são as relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e marketing”, relata a professora Jéssica Rossi. Segundo ela, nesse semestre há em media 90 alunos integrados no Comunicação 3.0.

“Eu tenho uma relação de muito amor com a extensão porque eu estou desde o primeiro semestre do curso. No primeiro participei do círculo e no segundo entrei na WEBrádio, em que participo até hoje. Com o programa que apresento, além de informar, também aprendo e com isso fiquei muito encantada pela área da saúde e isso me motivou; eu perdi 12 kg durante esse tempo porque aprendi sobre essa dedicação ao bem estar e a saúde”, conta Amanda Sanches, aluna do terceiro semestre de Jornalismo, apresentadora do programa Extensão Sáude, que está em sua quinta edição, sendo o programa mais antigo da WEBrádio USC.

 

Os alunos Amanda Sanches e Denis Eric, atuais apresentadores do programa Extensão Saúde, subiram ao palco para contarem suas experiências no projeto WEBrádio   (Crédito: Tiago Moraes)

Os alunos Amanda Sanches e Denis Eric, atuais apresentadores do programa Extensão Saúde, subiram ao palco para contarem suas experiências no projeto WEBrádio  (Crédito: Tiago Moraes)

Em sequência da programação da primeira noite é apresentado os projetos do programa “Orientação para o Trabalho (POT)”, são eles: Desenvolvimento Humano para Futuros Empreendedores, coordenado pela professora Debora Scardine da Silva e “Primeiros passos: adolescência e mundo do trabalho”, coordenado pela professora Luciana Silva Zanelato.

O programa tem o intuito de auxiliar o desenvolvimento da sociedade, principalmente dos jovens Bauruenses que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Para isso, atendem comunidades que são consideradas como necessitadas.

Exemplo o projeto “Primeiros passos”, que nesse primeiro semestre está atuando no CRAS do Jardim Ferraz, onde atendem 20 adolescentes, e também no Centro Sócio Educativo – Irmã Adelaide, atendendo mais 20 jovens. O projeto conta com a parceria do programa PROJOVEM, pertencente ao CRAS.  Os alunos integrados no projeto são graduandos de Administração, Gestão de RH, Arquitetura e Psicologia.

“Nós trabalhamos também as orientações vocacionais, as habilidades, os talentos, as aptidões; questões do autoconhecimento, características, a personalidade dele, o que favorece para a profissão também. O público é de adolescentes de 13 a 17 anos, de baixa renda familiar”, conta a professora Luciana Silva Zanelato.

As apresentações da noite de quinta-feira (28) foram dos programas Universidade Aberta a 3ª Idade (UATI) e Programa FISIO.

No programa UATI estão integrados os seguintes projetos: Informática na melhor idade, coordenado por Elvio Gilberto da Silva; Atenção multidisciplinar na saúde do idosos, coordenado por Lucilene Ferreira e Oficina de teatro para a terceira idade, coordenado pela professora Giovana de Oliveira Gobeth. Além dos responsáveis de cada projeto, a professora Gislaine Audi Fantini está na coordenadoria geral.

Os projetos envolvidos ao programa FISIO são: Toxina Botulínica, coordenado por Carolos Henrique Bortoluci; A hidrocinesioterapia na promoção da saúde de hipertensos, coordenado por Eduardo Arca e Terapia Manual Estrutural, coordenado por Alexandre.

Ambos os programas visam proporcionar o bem-estar físico e emocional dos pacientes atendidos, assim, conta com Doutores qualificados como coordenadores, portanto os alunos integrados necessitam de suma responsabilidade a partir do momento que ingressam em tais projetos, pois estão ali exatamente para atuarem como profissionais.

Não só os projetos ligados a esses programas têm esse intuito, pois, a importância dos projetos de extensão está exatamente nesse ponto, em que servem como uma visão futura ao ‘extensionista’.

Para finalizar, Dorival deixa seu relato em relação a importância dos projetos de extensão (Crédito: Tiago Moraes)

Para finalizar, Dorival deixa seu relato em relação a importância dos projetos de extensão (Crédito: Tiago Moraes)

“A extensão tem que permear aquilo que esta vivenciando aqui como estudante e tudo o que está aprendendo tem que ser levado junto com a sua vida cotidiana enquanto profissional. De certa forma o que você está aprendendo tem que te levar compreensão da realidade, a busca de resposta aos seus anseios e aos anseios da sociedade”, descreve Dorival.

Além das apresentações no evento, integrantes de todos os projetos puderam expor pôsters referente às atividades desenvolvidas na extensão.