GEVA

Grupo GEVA da USC realiza pesquisa sobre a copaíba

| 0 comentários

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada tem trabalhado em parceria com o Jardim Botânico de Bauru para entender melhor a árvore símbolo da cidade, muito conhecida por seu óleo medicinal.

Jonas Rangel, Guilherme Alquati, Marcos Siqueira, Luiz Neto, Renata Minhoni e Nadia Almeida.

Atendendo ao cronograma de uma recente pesquisa aprovada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), nos meses de maio e junho, o grupo GEVA da Universidade Sagrado Coração (USC) tem realizado coleta de amostras de copaíba (Copaifera langsdorffii) em algumas áreas. Além do seu benefício medicinal, a planta foi escolhida por sua vasta presença nos fragmentos florestais nativos de Bauru e região.

O procedimento do grupo consiste basicamente em coletar as folhas das árvores e escolher algum ramo para fazer exsicatas (amostra de planta prensada, seca numa estufa e fixada em uma cartolina) das mesmas. Alguns parâmetros ecológicos também têm sido registrados. Esse material tem saído de campo e levado para o Laboratório de Biologia Molecular da USC onde é extraído o seu DNA que, futuramente, seguirá para os Estados Unidos, onde será feito o sequenciamento do seu genoma, ou seja, grande parte da informação hereditária que está codificada em seu DNA será estudada por esses pesquisadores.

Frente à grande devastação e fragmentação das florestas, este estudo tem como principal objetivo gerar informações para conservação da copaíba e tentar entender como a espécie está organizada tanto geneticamente como espacialmente, para assim definir planos de manejo sobre elas nas diferentes áreas de vegetação contempladas no estudo.

Além disso, atendendo a uma demanda social, o grupo buscará criar metodologias de educação ambiental e vincular a consciência da degradação ambiental e a importância de população de plantas em escolas publicas e privadas do ensino médio e fundamental, usando a copaíba como objeto central.

Serviço

Os estudantes interessados em desenvolver trabalhos nessa e em outras áreas da Ecologia Vegetal deverão procurar o professor responsável, Dr. Marcos Siqueira no Herbário, localizado no bloco K.