GEVA

Grupo GEVA da USC inicia experimentos com mudas nativas

| 0 comentários

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

No mês de maio, estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental deram início a uma pesquisa com mudas de espécies arbóreas nativas para testar diferentes substratos e as influências destes no crescimento das plantas.

Bruna, Thomaz e Camila.

Após a Universidade do Sagrado Coração (USC) estabelecer parceria com o Viveiro Muda Brasil, o Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada (GEVA) deu início a montagem do experimento com cinco espécies nativas.

Os professores Dr. Marcos Siqueira e Dr. Thomaz Lobo, do Laboratório de Ecologia Vegetal Aplicada, juntamente com as estudantes Bruna Morgado de Ciências Biologicas e Camila Marquesin de Engenharia Ambiental e Sanitária, com o auxílio do senhor Márcio Salvador (responsável pelo viveiro) plantaram sementes de Pau-viola (Cytharexyllum myrianthum), Embaúba (Cecropia pachystachya), Cabreúva (Myroxylon peruiferum), Faveiro (Peltophorum dubium) e Copaíba (Copaifera langsdorffi). Após o período necessário de germinação, as mais de três mil sementes serão colocadas em tubetes com diferentes tipos de substratos e diferentes tempos de exposição a irrigação.

De acordo com o Prof. Dr. Marcos Siqueira, coordenador do projeto, a ideia será entender melhor o comportamento dessas espécies. “Vamos analisar o comportamento das espécies perante as diferentes formulações de substratos que iremos usar“, comenta.

Já o Prof. Dr. Thomaz Lobo enfatiza a base de alguns dos componentes desses substratos. “O uso do lodo tratado se torna um material precioso, que além de reciclado, pode garantir uma fonte de nutrição excelente para essas espécies nativas”, explica.