Amanda Medeiros

Imaginação erige-se como a necessidade de criar novas possibilidades, em que se projeta um futuro altamente tecnológico e se extermina os ideais instaurados no passado. Utilizada como um dos primeiros meios de transporte do homem, o ato de desafiar a realidade com o uso da imaginação, ecoa para o aumento de crianças exploradoras e aventureiras, como exibe o filme “Up! Altas Aventuras”, cujo enredo baseia-se em um jovem com sede de conhecimento.

            Outrossim, a moda e a mídia convertem a imaginação em produtos a serem vendidos, teoria endossada pelo filósofo francês Lypovetsky, tão bem exemplificada no longa-metragem “Divertidamente”, uma vez que a apresentação dos pensamentos de uma garota comum e seu universo interior fatura milhões de reais. Ademais, a jornada sem destino desses produtores de conteúdo corrobora para a construção de uma geração com invenções ilimitadas.

            Além disso, os frutos da imaginação transformam-se em inúmeros espetáculos, como sustenta o filósofo francês Guy Debord. Portanto, a série de livros “Jogos Vorazes” exalta os infinitos obstáculos presentes em suas diversas páginas. O lucro gerado no âmbito literário extrapola os padrões exercidos pelo mesmo e se expande ao mundo cinematográfico. Com isso, a juventude cativa a própria criatividade e passa a carregar consigo o poder de viajar com a imaginação.

No século XXI, a constante tentativa de preencher o vazio existencial do ser, como discursa o filósofo polonês Baumann, é tarefa da imaginação. O roteiro de “Wall-E” quebra as fronteiras já conhecidas pela sociedade e promove a descoberta de situações nunca antes trabalhadas por empresas do ramo. Esta inovação juntamente com o desejo de aprender estimula a formação de indivíduos capazes de manipular os produtos da mente.

Holisticamente, a imaginação parece consolidar um futuro baseado em técnicas inovadoras e intensa tecnologia, além de produzir altos lucros. A quebra de conceitos e limites erige-se de maneira cotidiana se inserida no cenário atual, já que a indústria clama por trabalhos desafiadores. A entrada nesse mundo é gratuita e a classificação indicativa é livre.