Ricardo Polettini e MC Dentão da Rima são algumas das atrações musicais do evento. Foto. Divulgação

Mariana Cestari, Karolayne Cotafava e Larissa Siqueira / Círculo

Até o dia 13 deste mês Bauru sedia o Quilombo Groove 3 – Revanche, um festival que mistura viola caipira, samba de bumbo, DJs,  rappers com exposições artísticas, cinema e debates sobre arte, cultura e políticas culturais. Tem como objetivo, além de mostrar o conteúdo produzido, posicionar em contradição alguns conceitos como tradição e vanguarda, presente e futuro, analógico e digital, misturando gêneros musicais.

Confira a entrevista de Emerson Gomes, um dos organizadores:

 

Apresentação: Joyce Lopes; Roteiro – Vinicius Carrasco; Vídeo:Paulo Macarini

Na parte cinematográfica, um dos destaques é  “Os violeiros de Palmital”, dirigido por Mário Almeida. A produção realizada na cidade do interior do Estado de São Paulo,  resgata a tradição dos violeiros e foliões de Santos Reis e a renovação da viola caipira na festa que se perpetua por mais de oitenta anos e que é considerada a maior do gênero no país.

Outro filme  “A moda é viola”, baseado no livro homônimo, do jornalista, escritor, pesquisador e professor Romildo Sant’Anna,  mostra a cena da moda caipira e procura desvendar as origens da música e do instrumento.  Romildo e o diretor do filme, Reinaldo Volpato, roteirista, produtor e montador de filmes cinematográficos e programas de televisão participam de debates no dia 8 (veja a programação abaixo)

Jovens cineastas Domingos de Salvi e Mario de Almeida que produziram alguns dos filmes que serão exibidos nas praças de Bauru e o violeiro Levi Ramiro participará das discussões e também fará discussões no dia 9.

No dia 10, o bate papo será com o pesquisador Alfredo Bello, conhecido como DJ Tudo que é produtor musical, pesquisador de expressões da tradição popular brasileira e com o Mestre Griô Simplício, que se dedica ao ensino da capoeira Angola, Tiririca e os Sambas de Roda, de Bumbo, Coco, Ciranda e a Pedagogia Griô.

Entre as diversas atrações, serão realizadas exposições artísticas e instalações, performances teatrais, exibições de filmes, debates, palestras e shows. O objetivo é mostrar a identidade cultural paulista dos seus artistas e de suas obras vivas, que dialogam com o público e entre eles.

Com participações dos violeiros Ricardo Polettini, Juliana Andrade, do violeiro de Ibitinga Goianito e Ricardo Vignini, das duplas Tião Camargo e Jota Camargo, Humberto e Juliano, dos rappers do quilombo: MC Dom Black, Betin MC, DJ Ding, DJ Paulão, das intervenções teatrais da Cia Mariza Basso, dos grupos de danças populares Girafulô, Batuque das Maria e Pavio de Candieiro, do grupo de cultura popular Urucungus, das bandas Cerveza de Litro, Mercado de Peixe e encerrando no dia 13 de maio, às 21h, com DJ Tudo e Sua Gente de Todo Lugar.

O projeto Quilombo Groove 3 é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, através do PROAC, com apoio da Prefeitura Municipal de Bauru, Secretaria Municipal de Cultura.

 

Programação completa

Cinema:

  • 3 de maio, quinta, 20h – Praça da Paz – Bauru/SP – Exibição do filme: Reis – Os Violeiros de Palmital – Direção de Mário Almeida

Sinopse: Em Palmital, no interior do Estado de São Paulo, violeiros e foliões de Santos Reis revelam a tradição e a renovação da viola caipira na festa que se perpetua por mais de oitenta anos e que é considerada a maior do gênero no país. Duração do filme 25 minutos.

Apresentando: MC Dentão da Rima vs Ricardo Polettini

  • 4 de maio, sexta, 20h – Praça Romário Dias Mota, na Vila Industrial – Bauru/SP

Exibição do filme: A Mão Direita do Itapuã – Direção de Mário Almeida

Sinopse: Documentário de curta metragem sobre a busca do músico e pesquisador de cultura popular Saulo Alves por desvelar aspectos do surgimento do ritmo do pagode na música sertaneja. Duração do filme de 25 minutos

Apresentando: Humberto & Juliano vs MC Dom Black

  • 5 de maio, sábado, 20h – Praça Gastão Vidigal, no Jardim Ferraz – Bauru/SP

Exibição do filme: Encontro de Mestres – Direção de Domingos Salvi

Sinopse: Amaro Moreto e Adaíro Pires, violeiros e mestres da Congada Verde de Atibaia, contam e cantam sobre seus aprendizados na congada e nas danças e rezas de São Gonçalo que acompanham desde a infância. – Duração do filme de 30 minutos.

Apresentando: Betin MC vcs Tião Camargo, Jota Camargo e Goianito

Artes Plásticas

  • De 6 de maio à 30 de maio

Museu Histórico Municipal de Bauru R. Rio Branco, 3-16 – Centro

6 de maio,16h – domingo – Abertura da Exposição de instalações de artistas radicados no estado de São Paulo, escolhidos pelo curador da mostra Gastão Debeix, artista plástico, que selecionou os trabalhos recebidos após chamamento público. No vernissage da exposição, apresentação de grupos da tradição popular: Batuque das Maria e Pavio de Candieiro. Performances da Cia de Mariza Basso e apresentação de dj set do DJ Ding.

  • De 11 de maio à 30 de maio

Casa Ponce Paz – Pinacoteca Municipal

  1. Antônio Alves, 9-10– Centro

11 de maio, 19h –  sexta –  Abertura da Exposição de trabalhos pictóricos de artistas radicados no estado de São Paulo, escolhidos através de curadoria de Gastão Debreix, artista plástico, que selecionou os trabalhos recebidos após chamamento público. No vernissage da exposição apresentação de Goianito e sua viola e apresentação de dj set com DJ Paulão.

  • Ciclo de debates e palestras
  • 8 de maio de 2018 – Terça – Teatro Municipal

18h – Intervenções teatrais

18h30 – Exibição do filme “A Moda É Viola”, documentário dirigido por Reinaldo Volpato, baseado no livro homônimo de Romildo Sant’anna, faz um panorama sobre a moda caipira e procura desvendar as origens da música e do instrumento. Além disso, o filme apresenta o estilo caipira como uma das principais vertentes da música popular brasileira, revelando como cantadores e poetas expressam a realidade social.

20h30 – Palestra sobre o filme e a obra com Romildo Sant’anna, autor do livro “A Moda É Viola” e Reinaldo Volpato, diretor do filme.

  • 9 de maio de 2018, quarta – Teatro Municipal

18h – Intervenções teatrais

18h30 – Exibição dos 4 curtas metragem da mostra

20h30 – Roda de conversa com os cineastas Domingos de Salvi, Mário de Almeida e Levi Ramiro.

21h30 – Apresentação de Levi Ramiro

  • 10 de maio de 2018, quinta – Teatro Municipal

18h – Intervenções teatrais

19h – Palestra Alfredo Bello – DJ Tudo

20h – Mestre Griô Simplício e o estudo da Tiririca vs DJ Tudo

21h – DJ Tudo

 

SHOWS

  • 12 de maio de 2018- sábado – Parque Vitória Régia

16h – Goianito vs MC Dom Black

17h – Grupo Girafulô

18h – Levi Ramiro

19h – Juliana Andrade – Violeira do Universo

 

20h – Ricardo Vignini

21h – DJ Paulão

  • 13 de maio de 2018 –  domingo – Parque Vitória Régia

16h – Betin MC + MC Dentão da Rima vs Humberto & Juliano

17h – Cerveza de Litro

18h – Urucungus

19h – Mercado de Peixe

20h – DJ Tudo e Sua Gente de Todo Lugar

fonte: Organização. Outras informações:  http://quilombogroove.com.br/

Facebook https://www.facebook.com/quilombogroove3/

 

Edição de texto: Vinicius Carrasco