Cena do documentário “Rugas de Vida” (2018), dirigido por Evandro Souza / Divulgação

Leonardo Colombo/Matheus Mariano/Círculo

Edição: Vinicius Carrasco

Começa nessa terça- feira (24/04) a segunda edição do Filma Bauru. A programação é variada e gratuita a população e conta com a exibição dos mais variados tipos de conteúdos audiovisuais. O evento é financiado através do programa de estímulo à cultura ligado à Secretaria Municipal de Cultura.

A programação se inicia hoje com a abertura da mostra e a exibição do documentário de Rene Lopez “Não me esqueci de você” que retrata a inclusão de alunos com deficiência na educação básica. Rene concedeu uma entrevista ao Circulo aonde relata os desafios da produção de seu documentário e da realização do festival bauruense.

“Não me esqueci de você”(2018), dirigido por Rene Lopez, trata da educação inclusiva. Na foto, gravações do documentário financiado pelo Programa de Estímulo à Cultura Secretaria Municipal de Cultura. / Imagem: Divulgação

Outro documentário que marcará o encerramento do festival é “Rugas de vida” de Evandro Souza e mostra a vida de pessoas idosas da cidade de Bauru exibindo a maneira com que esses personagens enxergam sua participação no mundo atual e as perspectivas para as próximas gerações.

“É um documentário que retrata de maneira expositiva e poética o cotidiano de pessoas idosas da cidade de Bauru, mostrando seus prazeres, dificuldades e lembranças de uma longa jornada de vida. o produto também quer mostrar como é a maneira que esses personagens enxergam sua participação no mundo atual e as perspectivas para as próximas gerações”, afirma diretor Evandro Souza. segundo os produtores do vídeo, observa-se um crescimento significativo da população acima de 60 anos de idade. Segundo os produtores, em relatório divulgado em 2012 pela Secretaria De Direitos Humanos, com base em números levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), “os idosos somam 23,5 milhões dos brasileiros, mais que o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas”.

Confira a programação completa.

Terça-feira- 24 de abril
20h – Abertura da Mostra e exibição do documentário “Não me esqueci de você”.
Direção: Rene Lopez
Ano: 2018
Classificação: Livre.

Quarta-feira – 25 de abril
20h – Exibição da websérie “Dafnes”.
Direção: Liene Saddi
Ano: 2018 .
Classificação: 12 anos.

Quinta-feira – 26 de abril