Jornalista e publicitário compartilharam experiências com os presentes abordando novas formas de trabalho dos comunicadores. Foto: Larissa Bastos/Círculo

Beatrice Catini e Giovana Alves/Círculo

Nesta terça-feira (17), foi realizada a palestra de abertura do COMUNICA 2018. O evento comemora este ano 20 anos dos cursos de Comunicação da Universidade Sagrado Coração (USC). A palestra teve como tema ‘’Comunicação em tempos de responsividade: um novo mercado de trabalho’’ e contou com os convidados Felipe Simi, formado em Marketing e Comunicação, vencedor do primeiro Leão de Bronze na categoria ‘’Entretenimento’’ no festival de Cannes e proprietário da nova agência publicitária SOKO, localizada na cidade de São Paulo (SP), e o jornalista multimídia Daniel De Lucena Tozzi, editor do Uol TAB, uma nova plataforma que apresenta conteúdos dinâmicos e abordagem criativa.

O convidado Daniel Tozzi abriu a palestra com um vídeo com dados que resumem o UOL TAB  em três anos de jornada.  Lançada em 13 de outubro de 2014, já conta com 155 edições que demoram em média um mês para serem produzidas. A TAB nasceu de uma ideia de reportagem especial multimídia interativa com uma equipe multidisciplinar e com uma interface que abraça a ideia da pauta e envolve o tema, a qual, Daniel julga essencial para o sucesso da plataforma. “A equipe da TAB é composta por designers, jornalistas, videomakers, já teve webmasters e todos pensando na melhor maneira de transmitir a informação. E o design, a interface, tenta abraçar a ideia da pauta, cada projeto é diferente”, completa.

Daniel Tozzi, editor da UOL TAB, apresenta dados que resumem três anos de trabalho da plataforma de reportagem especial multimídia interativa. Foto: Larissa Bastos/Círculo

Daniel Tozzi, editor da UOL TAB, apresenta dados que resumem três anos de trabalho da plataforma de reportagem especial multimídia interativa. Foto: Larissa Bastos/Círculo

Além disso, Daniel também apresentou dez pontos que sua equipe desenvolveu de como trabalhar com a mídia e o jornalismo, questões humanas e práticas para desenvolver em equipe. A primeira dica é que um produto inovador só é possível com uma equipe ótima. “Quando o TAB surgiu ele batizou um formato de mídia, isso aconteceu porque a equipe inicial era realmente engajada e empenhada em tentar criar algo novo. Não foi do dia para a noite, foi um processo longo, foi procurado uma consultoria de inovação” comenta Daniel.

A segunda dica e terceira dica é sobre o público, Daniel dialoga sobre a importância de não subestimar a inteligência de seu público e saber ouvir o mercado.””Ouça o mercado. Muitas vezes os outros conhecem mais seu público do que você”, afirma. A quarta dica é que para fazer um produto inovador não é possível usar fórmulas tradicionais. A quinta e sexta dica é sobre não ter medo e apego a polêmicas. Daniel discute ainda a importância do design como parte do conteúdo. O editor da TAB comenta sobre a necessidade da próxima edição ser melhor que a anterior e sobre a atenção ser a única métrica que interessa. A décima dica é sobre buscar a melhor maneira de contar sua história. “Storytelling não é nada se não houver story envolvement“, diz. No final da palestra, Daniel ainda menciona sobre a importância das interações com o público, das imagens, das ilustrações e da empatia.

 

Felipe Simi, da Soko, trouxe cases de sucesso para ilustrar a temática da responsividade do profissional de comunicação no mercado. Foto: Larissa Bastos/Círculo

O bauruense Felipe Simi, da Soko, trouxe cases de sucesso para ilustrar a temática da responsividade do profissional de comunicação no mercado. Foto: Larissa Bastos/Círculo

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, Felipe Simi iniciou a palestra dialogando sobre sua trajetória. Há dois anos e meio Felipe criou a agência SOKO, que trabalha com clientes como Netflix, Avon, C&A, Ben & Jerry’s, Vivo, Skol, entre outras. Simi trouxe reflexões de onde viemos e sobre a importância de criar e organizar histórias para a comunicação. “O que faz diferença na hora de contar histórias é olhar para quem somos”, completa.

Uma vez que, na atualidade, cada um de nós se tornou um “veículo de comunicação”, Felipe Simi trouxe dados importantes sobre comunicação e jornalismo: 62% dos brasileiros consideram Facebook e WhatsApp como principal fonte de informação e 80% dos jovens brasileiros não sabem a diferença entre jornalismo e conteúdo. “Hoje as linhas estão muito misturadas. Eu estou me formando em moda mais pela Vogue ou através do que aquela blogueira diz?” questiona Simi. “A SOKO nasceu com a premissa de misturar um pouco essas linhas para organizar as coisas.”

 O palestrante falou ainda explica um pouco sobre as três áreas dentro da empresa. Broadcasting é a área onde é pensado quais canais serão atingidos e qual o melhor caminho para atingir esses canais, considerando pessoas, veículos e impressa. A área de operações controla a gestão de projetos, prazos e gastos. Já a creative data é a área de junção de criação e Business Intelligence. “Nossa empresa cresceu rápido porque essa metodologia deu certo” afirma Simi. Para finalizar a palestra, Felipe Simi mostrou alguns de seus projetos ou cases de sucesso para as marcas e contou histórias do processo de criação de cada uma delas.

Um dos exemplos foi a campanha desenvolvida para o lançamento da série Stranger Things, da Netflix, que resgata a memória afetiva de pessoas que viveram nos anos de 1980 com “lendas” que envolvem a apresentadora Xuxa Meneguel, como sua “boneca”  que supostamente atacaria as criancinhas durante a noite e mensagens diabólicas que podiam ser ouvidas tocando seus discos infantis em sentido invertido. O vídeo, lançado em 2016, já teve mais de 2.420.001 visualizações no YouTube e 1,5 mil compartilhamentos.

Outro exemplo, foi uma ação da marca Skol reativa a uma postagem que dizia que a cerveja era suco de milho que contou com a apresentadora Palmirinha, especialista em culinária, explicando a a diferença entre a cerveja e o suco de milho e ainda mandando um “recado” para aqueles que consumirem bebida e forem dirigir. “Às vezes um celular é o suficiente para criar uma história”, exemplifica. “Se não acharmos um jeito engajado de contar histórias, a gente vai passar batido”, completa Simi.

 

O evento

Para comemorar os 20 anos dos cursos de Comunicação da Universidade, o COMUNICA 2018, tendo em vista o cenário de transformações, o trabalho dos jornalistas, relações públicas, publicitários, profissionais do marketing e do audiovisual está se atualizando e direcionando a diferentes plataformas, o tema escolhido foi ‘’Comunicação em tempos de responsividade’’.

 

Público acompanha a palestra de abertura do Comunica 2018. Foto: Larissa Bastos/Círculo

 

Veja a entrevista dos organizadores para Amanda Medeiros:

O evento conta com a participação de experientes comunicadores em palestras e workshops no período de 17 a 19/04/2018.

 

Programação 

18/04/2018

Artes: Agência G-15

Palestra: O imaginário, ou Frozen fala de mais do que você pensa. 

Palestrante: M. e Andre Campos de Carvalho.

André Campos de Carvalho é Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1998) e sócio-editor do site www.obaterista.com.  Atua  principalmente com os seguintes temas: semiótica, imaginário, tradução Intersemiótica, teorias da comunicação, planejamento de marketing e comunicação, documentário, bateria e história.

 

Workshop: Midiatismo: O poder da união de marcas e causas.

Palestrante: Thais Braga Fabris.

Thais Braga Fabris atua no mercado publicitário há 18 anos e tem 10 anos de experiência como diretora de criação. Viveu na Europa por 4 anos, onde liderou um bureau criativo com operações em Portugal e Turquia. De volta a São Paulo, foi diretora de criação em agências digitais, com foco em marcas voltadas para o público feminino. Em 2015, criou a 65|10, uma consultoria especializada em comunicação com mulheres, com o objetivo de ajudar agências e marcas a reverem o papel da mulher na publicidade. Entre as marcas atendidas pela 65|10 estão Nestlé, Unilever e Itaú. Em 2017, lideraram o processo de cocriação que trouxe o primeiro Glass Lion do Brasil, para a campanha Meninas Fortes, de Nescau.

 

Workshop: Marketing de conteúdo

Palestrante: Gustavo da Silva Candido

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), Gustavo Cândido tem 18 anos de experiência no mercado editorial, em jornal e revista, exercendo desde a função de repórter/redator até a de editor-executivo, liderando e coordenando equipes. Atuou em uma das maiores editoras de revistas do país, além da área editorial, também no mercado de licenciamento de marcas e na coordenação da produção digital.

 

Workshop: O streaming como ferramenta de divulgação e interação no esporte

Palestrante: Guilherme Buso

Guilherme Buso é jornalista e tem pós-graduação em marketing, ambos pela Universidade Metodista de São Paulo. Desde 2009, é gerente de comunicação e marketing da Liga Nacional de Basquete, entidade que organiza o NBB, e coordena um dos maiores eventos esportivos do Brasil, o Jogo das Estrelas. Foi um dos idealizadores do documentário “Bola ao Cesto”, que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina, além de ter passagens pela Federação Paulista de Futebol e Puma Brasil.

 

19/04/2018 

Encontro: Os egressos e o mercado de trabalho: 20 anos dos cursos de Comunicação Social da USC

Inicio: 19h – Termino: 22h

Local: Hall dos auditórios do Bloco J.

Para saber mais:

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Veja a íntegra das palestras de abertura

Confira o bate papo com Felipe Simi e Daniel Tozzi

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E  na Webrádio USC

 

EDIÇÃO: Vinicius Carrasco/Círculo

COBERTURA – REDES SOCIAIS: Amanda Medeiros e Renata Martins/Círculo

APOIO TÉCNICO: Paulo Macarini e Júnior Grigoleti/TV Acadêmica