O projeto de Extensão multiplataforma Círculo On da Universidade do Sagrado Coração (USC) traz uma cobertura especial sobre o segundo turno das eleições. Reportagens sobre o cenário eleitoral, os candidatos à Presidência da República e ao Governo do Estado e suas principais propostas. O especial faz também a análise aprofundada dos fatos com especialistas para discutir o atual momento da política brasileira.

“O objetivo é contribuir com o exercício da cidadania, podendo, por meio dos conteúdos disponibilizados no site e em nossas redes sociais levar ao eleitor informações que proporcionem a ele uma visão crítica”, destaca o coordenador do projeto, o professor do curso de Jornalismo, Vinicius Carrasco, que cobre eleições desde os anos 2000, quando participou do curso de trainee do jornal o Estado de S. Paulo, foi redator de Política no grupo Folha, acompanhando de perto as eleições presidenciais de 2002, além de experiências com o assunto em emissoras da Record TV e afiliadas da Rede Globo e jornais no interior paulista. 

Para o especial, os extensionistas trouxeram em material multimídia, a análise do professor Maximiliano Martin Vicente, professor dos cursos de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Bauru. 

O repórter Gabriel Moura e o prof. Dr. Maximiliano Martin Vicente, da Unesp, Bauru.

Também fomos ouvir Otávio Barduzzi (foto em destaque), cientista social e professor da pós-graduação em antropologia na Universidade do Sagrado Coração (USC). 

Informações sobre serviços: como justificar o voto, o que pode e o que não pode nas eleições, a diferença entre votos brancos e nulos e o uso da tecnologia à disposição do eleitor. Confira tudo no nosso site, redes sociais e no nosso canal no YouTube.

“Numa eleição marcada pela polarização partidária, pela ausência de debate e de propostas apresentadas para a sociedade, pelo uso das mídias digitais para viralização de informações duvidosas e propagação de discursos de ódio e intolerância, além da indignação com a classe política, faz parte do nosso dever enquanto profissionais e futuros profissionais da comunicação, apresentar pontos de vistas que contribuam com a discussão de toda essa problemática e conscientização da população”, destaca Carrasco. “É também um dever institucional, uma vez que cabe à universidade, enquanto um centro de produção de saber, dialogar com o público e com a sociedade  levando o conhecimento”. 

A experiência

Fizeram parte do especial sobre eleições os alunos Ana Cláudia Sanches Arruda, Caio Gasparetto Diniz Da Silva, Gabriel Moura Teixeira De Almeida, Iris Schnabel Manfrinato, Israel Lima, Julia Zanutim Picolo e Leonardo Ragazzi Colombo, do curso de Jornalismo.  

“Foi muito interessante participar da cobertura das eleições e poder ter uma breve noção de como funciona em grandes jornais toda a dinâmica e correria para cobrir algo tão complexo quanto a política. Uma experiência muito boa e a qual pude aprender muito”, destaca a aluna Ana Cláudia Sanches Arruda, do primeiro ano de Jornalismo. 

A proposta permitiu aos alunos o exercício do jornalismo desde o processo de pauta, produção, reportagem, edição de vídeo etc. A  iniciativa contribuiu ainda para ampliar a percepção dos jovens extensionistas sobre o cenário político. “Também achei de extrema importância tudo o que pudemos aprender com os cientistas políticos e suas análises, dando uma visão bem mais ampla, complexa e profunda sobre todo o processo eleitoral e os candidatos.

“Trabalhar com Círculo e poder fazer a cobertura das eleições, foi uma tarefa, profunda. Tive um upgrade no pouco que eu sabia sobre as eleições”, destaca Gabriel Moura, aluno do primeiro ano de Jornalismo. “Termino esse trabalho muito satisfeito com o resultado”, diz. 

Iniciativa integrada em 2016

Esta não é a primeira vez que o Círculo trata das eleições. Em 2016, os Projetos de Extensão Comunicação 3.0 (Webrádio, Círculo – Jornal Laboratório, Agência G-15 e RP Comunica) trabalharam de forma integrada na cobertura da disputa à prefeitura de Bauru, realizando  entrevistas com os seis candidatos e especialistas em política, abordando assuntos que os eleitores apontaram por meio de interação digital como de interesse da população. 

Sobre o Círculo

Projeto de extensão do Curso de Jornalismo da Universidade do Sagrado (USC) Coração, uma iniciativa do Programa de Extensão Comunicação 3.0 vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária da USC. Desde 2016 o projeto vem intensificando a produção de conteúdo multiplataforma. O Círculo é coordenado pelo jornalista e professor dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e RP, Me. Vinicius Carrasco e conta com apoio técnico de Paulo Macarini.  Site: www.usc.edu.br/circulodigital. Redes sociais do projeto: Facebook: www.facebook.com/circuloondigital/;  Twitter: @circuloondigital . Instagram: @circuloon.  YouTube.