Comparação do Hospital Colônia com Auschwitz, campo de concentração polonês controlado pela Alemanha Nazista pelos anos de 1940 à 1945. Foto: Reprodução / Youtube.

Amanda Medeiros / Círculo

Agradecimentos: Ednan Gomes

Capa do livro ‘Holocausto Brasileiro’. Foto: Reprodução / Divulgação

Neste livro-reportagem fundamental, a premiada jornalista Daniela Arbex resgata do esquecimento um dos capítulos mais macabros da nossa história: a barbárie e a desumanidade praticadas, durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena. Ao fazê-lo, a autora traz à luz um genocídio cometido, sistematicamente, pelo Estado brasileiro, com a conivência de médicos, funcionários e também da população, pois nenhuma violação dos direitos humanos mais básicos se sustenta por tanto tempo sem a omissão da sociedade.
Pelo menos 60 mil pessoas morreram entre os muros da Colônia. Em sua maioria, haviam sido internadas à força e cerca de 70% não tinham diagnóstico de doença mental. Eram epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, gente que se rebelava ou que se tornara incômoda para alguém com mais poder. Eram meninas grávidas violentadas por seus patrões, esposas confinadas para que o marido pudesse morar com a amante, filhas de fazendeiros que perderam a virgindade antes do casamento e homens e mulheres que haviam extraviado seus documentos. Alguns eram apenas tímidos e pelo menos 33 eram crianças.

A História Brasileira vai muito além do que é ensinado nas escolas, que exibem apenas o conveniente. A investigação sobre o que realmente aconteceu no Hospital Colônia de Barbacena nos abre os olhos e nos faz enxergar como a realidade pode ser fria e cruel.

CURIOSIDADES

• Foi eleito Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013)
  • Eleito o segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014)
  • A obra ganhou as telas da TV, em 2016, no documentário produzido com exclusividade para a HBO, com exibição em mais de 40 países

Hospital Colônia de Barbacena. Foto: Reprodução / Divulgação

HOSPITAL COLÔNIA DE BARBACENA

O Hospital Colônia Barbacena foi criado e 1903, e, pouco tempo após sua inauguração, tornou-se referência nacional em Psiquiatria. Tendo inicialmente 200 leitos, já nos anos 50 contava com 5 mil pacientes internados. As condições eram sub-humanas. Pessoas dormiam no chão, eram torturadas sem razão alguma e morriam de frio, literalmente. Os métodos de tortura eram inúmeros e o número de mortos crescia exponencialmente. Acredita-se que mais de 1800 corpos foram vendidos à universidades e quando a procura era baixa, eram meramente dissolvidos em ácido.

Após seu fechamento na década de 80, poucos eram os sobreviventes. Alguns conseguiram indenização do Estado e muitos continuam vivendo em situações precárias. Os relatos dos sobreviventes podem ser encontrados no livro ‘Holocausto Brasileiro’.

Em 1996, o hospital foi reaberto mas desta vez foi transformado em “Museu da Loucura”.

A jornalista e escritora Daniela Arbex. Foto: Reprodução / Divulgação

SOBRE A AUTORA

Daniela Arbex, 44 anos, é autora do best-seller Holocausto brasileiro, eleito Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014). Com mais de 300 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganhou as telas da TV, em 2016, no documentário produzido com exclusividade para a HBO, com exibição em mais de 40 países. Seu mais recente sucesso, Cova 312, foi o vencedor do Prêmio Jabuti em 2016 na categoria livro-reportagem. A obra aborda a ditadura de uma forma que a história oficial nunca fez. Uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, Daniela tem mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010) e do prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009). Há 20 anos trabalha no Jornal Tribuna de Minas, onde é repórter especial.

Créditos: Livraria Saraiva e site oficial da jornalista e escritora Daniela Arbex