SELO 2016Temas como participação política, cidadania, representatividade feminina e a necessidade de despertar interesse dos jovens pela política foram destacados pelo professor da USC, Bruno Pasquarelli

A série Eleições 2016 traz neste sábado (01/10),  a entrevista com o doutor em Ciência Política pela Universidade de São Carlos  (UFSCAR) e professor da Universidade do Sagrado Coração (USC), Bruno Vicente Lippe Pasquarelli. O programa veiculado, às 13h, com reprise às 19h, pela Webrádio USC,  faz parte de uma iniciativa em parceria entre Círculo – Jornal Laboratório, WebrádioAgência G-15 e RP Comunica, da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária  da Universidade do Sagrado Coração. O objetivo é informar você eleitor na hora do voto.

O cientista político Bruno Pasquerelli destaca a importância de se criar consciência no eleitor. Imagem: Leandro Pinto/Círculo

Bruno Pasquarelli é  membro do Centro De Estudos de Partidos Políticos Latino-Americanos (CEPPLA), da UFSCAR, desenvolve pesquisa sobre instituições políticas comparadas, processo decisório, relações executivo/legislativo e política externa no Brasil e no Chile, entre outros temas. Em sua entrevista, o cientista político faz uma análise sobre as eleições e aborda a importância do voto no cenário político atual.

Para ele, todo eleitor tem uma grande responsabilidade. “É nosso dever como cidadão fortalecer a cidadania e democracia”. “Você tem que criar uma consciência, criar um hábito democrático no eleitor”, afirma Pasquarelli.

A importância do voto, sua relação com a participação dos eleitores e o exercício da cidadania se fazem cada vez mais necessários num cenário marcado por recentes escândalos de corrupção e descrédito nos partidos, instituições políticas e políticos em geral. Bruno Pasquarelli destaca que o processo de democracia e redemocratização do país começou na década de 1980 e  vem se fortalecendo até agora. Para o cientista político, é um processo demorado, mas que vai tornar as instituições fortes, que vai tornar o eleitor extremamente consciente. “Considerando que a cidadania envolve direitos civis, direitos políticos e direitos sociais, é extremamente interessante e importante que em uma democracia ela fortaleça a questão dos direitos políticos, que ela que ela estimule o eleitor a votar, que ela estimule o cidadão a ter consciência da importância dele para o sistema democrático, para legitimação do sistema democrático e para o fortalecimento das instituições em si”.

Cidadania envolve direitos civis, direitos políticos e direitos sociais é extremamente interessante e importante que, em uma democracia, ela fortaleça a questão dos direitos políticos, que ela que ela estimule o eleitor a votar.”

Bruno Pasquarelli, cientista político

A participação da juventude na política é outro tema abordado. Para ele, as universidades e escolas devem promover debates com os candidatos. Outra iniciativa como forma de incentivar a votação é a realização de simulados de votação pelas escolas para que crianças ou jovens votem nos candidatos que eles acharem melhor. “Isso desperta o interesse”, completa.

“É muito importante quando o jovem começa a observar a política, ele já ter esse contato do que pode ser bom pra ele e bom para a população”. destaca o cientista político e professor da USC, Bruno Pasquarelli.

Bruno Pasquarelli, cientista político

A participação política feminina e a representatividade da mulher também foi destaque na entrevista. De acordo com o cientista político e professor da USC, Bruno Pasquarelli, a participação da mulher na política é essencial. “Os partidos deveriam ter cotas para a entrada das mulheres, para justamente dar conta da demanda da população, da representatividade das mulheres”. Segundo ele, a entrada das mulheres na política ainda é pequena. “Isso tem de ser incentivado de alguma forma, pelos próprios partidos.

Bruno Pasquarelli, cientista político

Voto em branco e voto nulo, o papel do legislativo e outros também temas foram abordados durante a entrevista.

Confira a íntegra no podcast:

O programa veiculado, às 13h deste sábado (01/10), será reapresentado às 19h , pela Webrádio USC.

Ficha técnica:
Entrevista gravada nos estúdios da Webrádio USC.
Apresentação: Bruna Sampaio, Mayrilaine  Garcia e Luiz Augusto Ramos
Produção: Bruna Sampaio, Mayrilaine, Luiz Augusto Ramos, Leandro Pinto.
Vídeo e Edição: Leandro Pinto/Círculo
Trabalhos Técnicos na Webrádio: Alex Costa e Leandro Zacarin
Supervisão: Professores Daniela Bochembuzo e Vinicius Carrasco

Em breve, na página do Círculo, você confere a transcrição da entrevista.

Serviço:

A série Eleições 2016 é uma parceria entre Webrádio, Círculo – Jornal Laboratório, Agência G-15 e RP Comunica, da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária  da Universidade do Sagrado Coração.  Desde o último domingo foram veiculadas entrevistas com todos os seis candidatos à prefeitura de Bauru, além de reportagens especiais sobre as eleições, com o objetivo de auxiliar o eleitor na hora do voto.

As entrevistas serão veiculadas até sábado na página do Círculo e pela Webrádio. Arte: Laís Zorzete/Círculo