A atividade realizada na disciplina de Técnicas de reportagem, ministrada pela professora Giselle Hilário, contou com diversos convidados e teve um saldo positivo para os alunos
Por: Wesley Contiero e Pedro Pivato
Durante o segundo semestre deste ano, os alunos do primeiro ano de jornalismo da Universidade do Sagrado Coração – USC realizaram atividades para desenvolver técnicas de coletiva de imprensa. As atividades integram a disciplina de Técnicas de reportagem, entrevista e pesquisa jornalística, ministrada pela professora Giselle Hilário.
Após o final das coletivas, que foram elaboradas durante o semestre, a professora Giselle Hilário falou com o Circulo_On. Confira:
Circulo – Como foi o comportamento dos alunos durante a atividade diante dos convidados?
Giselle – O comportamento geral foi muito bom, mas teve muita gente que ficou muito tímida, o que é compreensível, pois foi a primeira atividade que fizemos de entrevista coletiva e os alunos conseguiram trazer pessoas muito bacanas, como o Guerrinha por exemplo, que é um ícone do basquete na cidade. Mas eu esperava que os alunos conseguissem aproveitar um pouco melhor essa atividade e se soltassem um pouco mais à medida em que as entrevistas fossem acontecendo. Quem não se soltou, perdeu a oportunidade de praticar a entrevista, mas é algo que vai se recuperar ao longo do curso. Atividades como essa são importantes justamente para os alunos praticarem.
Circulo – Em relação aos textos dos alunos, como estão caminhando?
Giselle – O que eu percebi é que os primeiros textos não foram tão bons. Alguns foram melhorando e outros mantiveram o mesmo nível, mas eu acho que para uma turma de 2º semestre do curso está bom, mas pode melhorar bastante.
Circulo – Entre todos os convidados, algum teve uma participação mais marcante?
Giselle – Cada um recebeu os entrevistados de maneira diferente. Estaria sendo injusta se destacasse apenas um entre tantos convidados bacanas que vieram. Se fizer um retrospecto das duas turmas, de terça e quinta, nós tivemos depoimentos muito bons e entrevistados muito bons, com uma gama diferente. Mesmo os três jornalistas que vieram têm perfis diferentes: um é jornalista de um jornal semanal da região, um jornalista de televisão e um jornalista de site. Isso demonstra a diversidade de convidados que a gente trouxe.
Circulo – Qual o saldo final que fica da atividade?
Giselle – Muito bom. É importante praticar a técnica na universidade tendo um respaldo de um professor e a participação de toda a turma, com a disponibilidade dos convidados que vieram aqui responder perguntas. O saldo foi extremamente positivo.
Lista de entrevistados
Denise Marinho, da Amigas do Peito
Ricardo Martines, delegado seccional de polícia
Hermann Schroeder e Thaís Viotto, da ong Naturae Vitae
Jorge Guerra, ex técnico do Bauru Basket
Rosa Gabrielli, da Academia Bauruense de Letras
Wolnei dos Santos e Sereno Sachs, skatistas
Yuri de Freitas, grafiteiro
Elder Ibanhez, jornalista do Notícias de Lençóis
Evandro Cini, TV Tem – repórter e apresentador
Márcia Duran, editora do JCNet
Elder, do notícias de Lençóis Paulistas