GEVA

Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada

O que a copaíba tem?

| 0 comentários

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Estrutura genética de Copaifera langsdorffii em diferentes formações vegetacionais é assunto de genômica da conservação.

Buscar a compreensão de como as espécies se adaptam e, qual é o nível de diversidade genética que garante a conservação de uma espécie? Quais são os genes que podem estar atuando em diferentes condições ambientais? Como devemos aperfeiçoar as estratégias de manejo baseadas em informação genética? Estas são algumas entre muitas questões que a genômica da conservação pode ajudar a compreender.

Para isso, a genômica da conservação lança mão de técnicas ligadas à genômica funcional – que se ocupa em descrever as funções dos genes e proteínas. O caminho é mapear uma grande quantidade de informações presentes no genoma visando identificar as respostas adaptativas específicas das populações sujeitas a diferentes condições ambientais. Com a ajuda de marcadores específicos (como SNPs – Single Nucleotide Polimorphysms), juntamente com a análise de sítios específicos (RADs – Restriction Sites Associated DNA) mapeia-se o genoma para verificar quais genes podem ser associados ao processo de adaptação. Assim, a adaptação local, a migração de genes entre populações, perda da variação adaptativa são alguns dos fatores que podem acelerar ou frear o tamanho da população devido aos processos de adaptação.

Reportagem completa em: http://www.biota.org.br/o-que-a-copaiba-tem/

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.


Translate »
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×