GEVA

Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada

Grupo GEVA da USC realizou curso de ferramentas para análise de sequencias de DNA

| 0 comentários

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

No dia 4 de outubro, o Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada (GEVA) da Universidade Sagrado Coração (USC) promoveu um curso que demonstrou algumas metodologias existentes para análises de dados gerados a partir de técnicas de sequenciamento (processo de obtenção, processamento e análise da informação genética de organismos vivos). O curso foi ministrado pelos doutorandos Leonardo Curi Martin e Marcos Tadeu Geraldo, ambos do Programa de Genética da UNESP de Botucatu, para estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Biomedicina.

De acordo com o Prof. Dr. Marcos Siqueira, coordenador do GEVA e professor da Graduação e Pós-Graduação da USC, técnicas de bioinformática têm sido amplamente utilizadas em diversas áreas da biologia, principalmente na grande área da genética. “Essas metodologias auxiliam na análise de dados de baixa e larga escala. Assim, o curso apresentou vários programas e técnicas específicas para o entendimento do sequenciamento do Genoma, que é onde está contida toda a informação hereditária de um organismo que, por sua vez, está codificada em seu DNA”, comenta.

O objetivo principal do curso foi possibilitar uma maior formação técnica-prática dos estudantes, apresentando a eles um grande nicho de mercado dentro da área de Ciências Biológicas.

Participaram do curso os estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Biomedicina