Gabriela Melo/Círculo_ON

Quando nos referimos ao estresse, estamos falando de uma ameaça ou sobrecarga fisíca ou emocional que a pessoa está vivenciando, na qual, pode repercurtir no corpo e na mente, em que ambos podem ser afetados. (ZIMPEL, 2005, p. 14). A resposta emitida ao estresse ocorre da interação do indivíduo com o meio e das características da pessoa diante da sua capacidade de resposta. As respostas que ocorrem diante do fator estressante podem interferir nos aspectos fisiológicos, cognitivos e comportamentais do indivíduo, na qual, a resposta vai depender da maneira como a pessoa processa e filtra as informações e como ela faz suas avaliações sobre as situações que podem ser consideradas como aterrorizantes, agradáveis ou relevantes. Esta avaliação determina o modo de responder diante da situação estressante e a forma como o indivíduo será afetado pelo evento estressor. (MARGIS, et al. 2003).

Na atual situação da pandemia, muitas pessoas têm convivido com o estresse diário, além de ter sentimentos e emoções negativas como a raiva, tristeza, medo e ansiedade. O que pode causar todos esses sentimentos são diversos fatores como a mudança drástica na rotina, o distanciamento social, as consequências econômicas, o excesso de notícias negativas e a imprevisão de quando tudo isso irá acabar. Para lidar com toda essa situação que é algo novo para todos nós, não existe uma receita pronta, porém, algumas atitudes e cuidados podem ajudar muito a minimizar o estresse nesse período. Nesse momento é comum as pessoas terem a sensação de impotência perante a uma situação que foge do nosso controle, sendo assim, é importante buscar informações sobre como se cuidar nesse momento e como cuidar dos outros à nossa volta. Procurar informações em fontes confiáveis, saber filtrar as notícias e evitar ficar vendo notíciarios o tempo todo também é importante para evitar a sobrecarga de informações. Além disso, procurar ter uma rotina estruturada com atividades prazerosas e praticar o auto cuidado também é algo que pode ser muito positivo nesse momento para minimizar o estresse. (WEIDE, et al., 2020).

Sendo assim, nesse momento é importante focar naquilo que depende de nós e saber procurar ajuda quando for necessário. Dessa forma, todos nós vamos conseguir lidar com toda essa situação da melhor forma até que tudo se normalize novamente.

 

 

REFERÊNCIAS

MARGIS, R.; PICON, P.; COSNER, A. F.; SILVEIRA, R. O. Relação entre estressores, estresse e ansiedade. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul vol.25  suppl.1 Porto Alegre Apr. 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010181082003000400008&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 18 jun. 2020.

Weide, J. N., Vicentini, E. C. C., Araujo, M. F., Machado,W. L., & Enumo, S. R. F. (2020). Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia. Porto Alegre: PUCRS/ Campinas: PUC-Campinas. Trabalho gráfico : Gustavo Farinaro Costa.

ZIMPEL. R. R. Aprendendo a lidar com o estresse. São Leopoldo: Sinodal, 2005.