Redação: Gabriela Francis Cabral de Melo 

Imagens: Pixabay.com

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Saúde Mental é “um estado de bem-estar na qual um indivíduo percebe as suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para a sua comunidade” (GAINA, et al. 2018). Sendo assim, a Saúde mental diz respeito a forma como uma pessoa reage diante das situações que ocorrem na vida e como esta lida com as suas ideias, emoções, ambições, desejos e capacidades. Dessa forma, é possível afirmar que a saúde mental está relacionada em aceitar as exigências da vida, estar bem consigo mesmo e com as outras pessoas à sua volta, reconhecer os seus limites, procurar ajuda quando for necessário e saber lidar com as suas próprias emoções. É importante salientar que todas as pessoas estão sucetíveis a apresentar sofrimento psíquico em algum determinado período da vida. (SECRETARIA DA SAÚDE).

Círculo da Saúde: A Saúde Mental durante a Pandemia

Atualmente, é possível perceber o quanto a saúde mental de muitas pessoas vem sendo prejudicada pelo fato de estarmos tendo que lidar com o contexto da pandemia, que é uma realidade de todos nós no momento. Isso pode ocorrer devido a dificuldade das pessoas de lidar com toda essa situação por conta das mudanças que foram submetidas em suas rotinas e nas relações com seus amigos e familiares, além do fato de ser uma situação imprevista que infelizmente não tem previsão para acabar, o que pode contribuir para ocorrer a ansiedade, estresse e até mesmo a depressão nesse período. Assim, para lidar com a atual situação da melhor forma para que a saúde mental não seja prejudicada, é necessário tentar manter o sentimento positivo consigo mesmo e com os outros à sua volta e principalmente em relação a situação atual, na qual, para isso envolve não ficar vendo notícias negativas o tempo todo e é importante saber filtrar as informações que recebe. Sendo assim, não se sinta mal pelo seu sentir do momento. É importante salientar que em uma situação nova como esta, todos nós estamos susceptíveis a sentir insegurança, medos e angústias. Além disso, nós somos seres limitados e temos que ter consciência que não temos o poder de controlar tudo à nossa volta, por essa razão, é importante focar naquilo que depende de nós nesse momento para lidar com tudo isso da melhor forma possível.

 

Referências

GAINO, L. V.; SOUZA, J.; CIRINEU, C. T.; TULIMOSKY, T. D. O conceito de saúde mental para profissionais da saúde: um estudo transversal e qualitativo. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) vol.14 no.2 Ribeirão Preto abr./jun. 2018. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762018000200007>. Acesso em: 08 jun. 2020.

SECRETARIA DA SAÚDE. Saúde Mental. Disponível em: < http://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Saude-mental>. Acesso em: 08 jun. 2020