Por Gabriela Mello

A depressão pode ser definida como uma manifestação de sintomas no indivíduo que estão relacionados aos fatores hereditários, psíquicos, orgânicos, sociais, econômicos etc. Atualmente, a depressão vem se apresentando na sociedade pós-moderna com um índice bastante elevado, o que vem ocasionando um sofrimento que pode interferir na qualidade de vida do indivíduo, na incapacitação social e na sua produtividade, podendo afetar todas as faixas etárias, desde as crianças até os idosos, além de poder atingir toda classe socioeconômica, raça, cultura, religião e espaço geográfico. A depressão resulta em uma inibição global do indivíduo que afeta a função da mente, o que provoca a alteração na forma como a pessoa sente a realidade, enxerga o mundo à sua volta, compreende as coisas e manifesta as suas emoções. Dessa forma, a depressão é considerada uma doença do organismo que compromete o ser humano em toda sua totalidade, na qual envolve o psíquico, físico e o social. Quando o indivíduo sofre de depressão, este costuma se deparar com sentimentos e pensamentos de pessimismo, apatia, tristeza profunda, desamparo, falta de iniciativa, desânimo, descontentamento fisíco, dificuldade na concentração e organização, entre outros. (COUTINHO et al., 2003).

No atual contexto da pandemia, devido ao isolamento social e toda essa situação que submeteu uma mudança drástica na rotina das pessoas, além do medo e insegurança em relação ao futuro, o atual momento pode contribuir para a ocorrência da depressão e até mesmo o agravamento dos sintomas daquelas pessoas que já os apresentavam. Sendo assim, este é um momento que requer um maior auto cuidado, salientando a importância de procurar ajuda profissional para lidar com toda essa situação e até mesmo recorrer para as pessoas que são importantes e que podem dar suporte neste momento. É importante termos consciência de que muitas coisas fogem do nosso controle por sermos seres limitados, mas que uma rotina com auto cuidado e buscando a ajuda necessária são requisitos fundamentais para contribuir para a nossa saúde mental em todos os momentos.

 

 

REFERÊNCIAS

COUTINHO, M. P. L.; GONTIÈS, B.; ARAÚJO, L. F.; SÁ, R. C. N. Depressão, um sofrimento sem fronteira: representações sociais entre crianças e idosos. Psico-USF, v. 8, n. 2, p. 183-192, Jul./Dez. 2003. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicousf/v8n2/v8n2a10.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2020.