Como facilitar o trabalho dos coletores e cuidar do meio ambiente. Confira as dicas!

Por Leandro Pinto 

A prática de separar o lixo é amplamente difundida, por se tratar da melhor maneira de facilitar a coleta e a reciclagem. Um lixo já separado poupa tempo da separação nas cooperativas de reciclagem, diminuindo e muito a chance de algo não ser separado e acabar ficando na natureza, um saco plástico por exemplo demora de 30 a 40 anos para se decompor.

Além das melhorias para o meio ambiente, um lixo devidamente separado e coletado deixa de estar na rua, evitando entupimento de bueiros e acúmulo em terrenos baldios, aumentando a chance de criadouros de Aedes aegypti.

Quase 30% dos recicláveis são inutilizados por má separação, confira aqui algumas dicas para não entrar nesta estatística:

1.  Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Por isso, é importante usar o isopor de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.

2. Guarde o óleo velho em garrafas ou vidros para poderem ser transformados em sabão em cooperativas ou em pontos de coleta (escolas, secretarias e etc.) ou fazer você mesmo, veja mais aqui!

3. Certos materiais não são recicláveis, como: Papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel. Cabos de panela e tomadas. Clipes, grampos, esponjas de aço, canos. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.

4. Sempre que possível opte por embalagens retornáveis, a melhor maneira de se cuidar do lixo ainda é não criando.

5. Para afastar insetos, deixe o lixo armazenado em um recipiente fechado. É importante tampar a garrafa PET.

6. Papel sujo não pode ser reciclado. Mas papel apenas molhado, pode. Então, se o lixo que você colocar em frente de casa tomar chuva, não há problema.

7. Não mande roupas para o lixo achando que elas serão doadas ou reaproveitadas. Além de não serem recicladas, as roupas acabam sendo levadas para o aterro.