Alunos do Projeto Guri do polo de Lençóis Paulista em apresentação. Foto: Reprodução / Divulgação

Amanda Medeiros / Círculo

Para quem gosta de livros, shows e festivais, a Agenda Cultural de Lençóis Paulista para esta semana atende todos esses gostos e muito mais! Leia:

16/11 – Mostra Projeto Guri

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contra turno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo. Os mais de 340 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.

A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral. A mostra irá ocorrer no Espaço Cultural às 19h.

16/11 – PROAC – Mario – “História dos Porões” de Analy Alvarez

A peça foi indicada entre os três melhores espetáculos de 2014 pelo crítico Jefferson Del Rios do Caderno 2 do jornal “Estado de São Paulo”. Esta é uma história diferente, embora tenha acontecido no mesmo cenário de tantas outras. Uma jovem de quarenta e poucos anos vive sozinha com o pai, um velho militar aposentado. Esse homem foi pra ela pai e mãe. Foi carinhoso, amoroso, cuidadoso. Um pai perfeito. Ela viveu acreditando que sua mãe a tinha abandonado por motivos fúteis e por isso a odeia.

Ao abrir um simbólico baú do pai após a sua morte, ela descobre a verdade. Agora é preciso refletir. Tentar conhecer essa mãe que já está morta. Saber quem foi, o que pensava, o que queria. Confrontar esses dois fantasmas tão fortes, tão poderosos, tão marcantes e tentar se entender e se reinventar a partir deles. Duas pessoas estranhas: um pai que ela agora desconhece e uma mãe que ela nunca conheceu. Três visões de uma mesma história.

A peça é gratuita e as reservas devem ser feitas na Casa da Cultura ou pelo telefone: 3263-6525. O espetáculo terá início às 20h na Casa da Cultura.

16/11 – Show Sobre Trilhos e Canções – Com Osni Ribeiro e Claudio Lacerda

A ferrovia integra a nossa memória afetiva e produz sentimentos de nostalgia até em quem não viveu a aglutinação de pessoas e costumes em suas estações. Os trens transportavam gente e carga, emoções e histórias.

Em “Sobre trilhos e canções”, Osni Ribeiro e Cláudio Lacerda transportam na viola e violão, canções que correm nos trilhos da música brasileira, narrando encontros, chegadas e partidas, mostrando a forte simbologia do trem e também a influência deste modal de transporte em nossas vidas.

O espetáculo iniciará às 20h no Teatro Municipal. O show é gratuito e os ingressos devem ser retirados na Casa da Cultura a partir do dia 13/11. A classificação indicativa é de 10 anos.

17/11 – Peça Feliz Por Nada – Com Cristiana Oliveira, Regianbe Cesnique e Danilo Sacramento

“Feliz Por Nada” é uma crônica publicada por Martha Medeiros em 2010 que fala sobre a felicidade como constância, relacionada ao prazer de viver, e não como busca, condicionada a realizações. No espetáculo, Cristiana Oliveira vive a professora Laura, que se anulou para dar o suporte necessário para o marido crescer profissionalmente. Casada há 15 anos e mãe de duas meninas, ela arrasta um casamento falido e uma vida sem realizações. Juliana, a amiga que ela conhece no Japão, interpretada por Regiane Cesnique, é uma fotógrafa independente – financeiramente e emocionalmente – que já passou por alguns casamentos e fala com paixão sobre seus projetos.

As longas conversas das duas afetam Laura, que resgata seus sonhos de vida e toma coragem para empreendê-los.  A peça começará às 20h no Teatro Municipal. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na Casa da Cultura a partir do dia 14/11. A classificação indicativa é de 14 anos.

18/11 – Festival Infantil – Dudinha e a Galinha Pintadinha

O festival terá início às 20h no Teatro Municipal. Os convites podem ser retirados na Casa da Cultura.

19/11 a 26/11 – Festival do Livro

O evento faz parte da Programação de Lençóis Paulista “Ignácio Loyola Brandão” 2017 e será realizado no Teatro Municipal.