GEVA

Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada

DOCENTES da USC PUBLICAM ARTIGO SOBRE O USO SUSTENTÁVEL DE LODO DE ESGOTO COMPOSTADO

| 0 comentários

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Dr. Thomaz Lobo e Dr. Marcos Siqueira, docentes do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, realizaram uma pesquisa sobre o lodo de esgoto compostado, em colaboração com a egressa de Ciências Biológicas, Bruna Morgada, e o Dr. Fernando Oliveira, membro da empresa de Tratamento de Água e Esgoto em Jundiaí – SP (TERA Ambiental).

O artigo intitulado “Diferentes Misturas de Substrato com Lodo de Esgoto Compostado Enriquecido e Substrato Comercial em Quaresmeira” foi publicado recentemente na revista Fronteiras e faz parte de um conjunto de trabalhos com espécies nativas que os docentes da USC têm trabalhado nos últimos anos. Para o seu desenvolvimento e elaboração, foram testadas diferentes misturas de resíduos com lodo de esgoto compostado enriquecido e substrato comercial (suporte para fixação das raízes das plantas) na espécie arbórea Quaresmeira, a fim de usar o resíduo na produção silvicultural, ou seja, regenerar e melhorar os povoamentos florestais com métodos naturais e artificiais. Por isso, é destacada a possibilidade da influência natural fornecida por meio do lodo de esgoto compostado. “A possibilidade de verificarmos a resposta fisiológica de espécies ainda não estudadas com o uso do lodo de esgoto compostado é de alta relevância e, reduzir o uso de substrato comercial também é muito interessante economicamente para os viveiros”, afirma Siqueira.

Por meio das pesquisas, foi possível apontar que, com o uso excessivo de influências artificiais, há necessidade de um equilíbrio entre o uso do substrato comercial e da combinação natural de lodo de esgoto compostado: “Avaliamos os efeitos do substrato com lodo de esgoto compostado e verificamos que, para a produção de mudas da Quaresmeira, é recomendada a utilização da combinação de lodo de esgoto e substrato comercial na proporção 50% e 50%”, explica Lobo.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.


Translate »
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×