GEVA

Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada

PROF. DR. MARCOS SIQUEIRA, DOCENTE DO PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL DA USC REVELA DADOS GENÉTICOS SOBRE IMPORTANTE ESPÉCIE ARBÓREA

| 0 comentários

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O trabalho de pós-doutorado do professor da Universidade do Sagrado Coração (USC), Dr. Marcos Siqueira, veio sendo desenvolvido desde 2011 e analisa dados inéditos sobre áreas em fase de restauração florestal e nativas. Parte do projeto “Biologia da conservação de espécies nativas da Mata Atlântica com potencial fitoterápico: Uma abordagem genética sobre restaurações florestais”, o artigo de pesquisa foi publicado no início do mês de março na revista de grande prestígio científico Plos One.

A espécie pioneira analisada por Siqueira foi a Casearia sylvestris, conhecida popularmente como guaçatonga.  Os pesquisadores avaliaram a estrutura de populações dessa espécie em áreas em processo de restauração e compararam com áreas preservadas utilizando sequenciamento de nova geração. A principal conclusão do estudo e que, ao contrario do que se imaginava, as populações em áreas florestais em processo de restauração apresentam heterogeneidade semelhante às áreas naturais.

O artigo sugere que os esforços para conservar pequenos fragmentos florestais são a base para preservar a diversidade genética, e a abordagem de genômica populacional torna-se essencial para a manutenção de novas espécies arbóreas quando expostas a diferentes cenários climáticos.