A partir deste semestre, alunos do 3º ano dos cursos de comunicação preparam seus trabalhos de conclusão de curso

thinking

Beatriz Garcia

Elaborar um trabalho com a complexidade de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) requer afinidade com o assunto que será tratado. O primeiro passo, é realizar o Projeto de Pesquisa, que os alunos desenvolvem a partir do 6º semestre do curso.

Fernanda Castilho, estudante do 3º ano de Publicidade e Propaganda, está nesta etapa. Mas muito antes, desde o ingresso na faculdade, já pensava no TCC. A estudante queria fazer algo voltado às mídias por se identificar com este universo. O preparo para discutir o tema aconteceu ao longo dos semestres. A aluna procurou livros e informações na internet até chegar ao tema de seu trabalho, que será “A propaganda nas redes sociais e a geração Y”.

Quem também está nesse barco é o aluno Pedro Barros, de Relações Públicas. “Tive dificuldade em conseguir direcionar o tema ao meu objetivo proposto, bem como buscar livros ou produções que me ajudassem nessa questão”, conta o estudante.

As dificuldades enfrentadas pelos alunos são diversas, como o levantamento de informações e dados sobre o assunto. Outros obstáculos envolvem a delimitação do tema e encontrar a problemática para iniciar o trabalho. Além das dificuldades técnicas, existe a apreensão e ansiedade em relação à produção do trabalho.

“Me sinto nervosa e apreensiva. O TCC é uma grande responsabilidade. Pensar nas falhas ou numa possível insatisfação na realização de todo o processo ou na apresentação causa um sentimento de incapacidade”, relata a aluna Cíntia Rodrigues, estudante do 3º ano de Relações Públicas.

Os projetos têm de mostrar um diferencial. Para isso, os TCCs podem ser apresentados além da teoria, com os produtos práticos resultantes de pesquisas. É o caso de Leonardo Lopes, João Gabriel Falcade e Deivide Ambrosio, estudantes do 3º ano de Jornalismo que produzirão uma Revista Digital sobre o centenário do Palmeiras. “O diferencial será a diagramação interativa aumentando a proximidade com o leitor”, comenta Leonardo.

Os alunos tiveram de fazer um pedido à secretaria e apresentar um motivo relevante para que o trabalho, que geralmente é realizado individualmente, fosse feito pelos três.

Para auxiliar e orientar este processo de produção, os alunos contam com os professores que ministram a disciplina de Projeto de Pesquisa. Érica Franzon orienta a turma de Jornalismo; Nirave Caram, de Publicidade e Propaganda; e Fernanda Almeida, os alunos de Relações Públicas.

As orientações das professoras e as aulas ministradas são de extrema importância para direcionar os alunos nas etapas da pesquisa, assim como para auxiliar quando uma ideia não se concretiza, tranquilizando-os e ajudando-os a mudar de caminho.

Dica do professor

Confira 3 dicas importantes dadas pelas professoras orientadoras:

Pesquise: É essencial que você faça o Estado da Arte, que é conhecer o que já foi pesquisado sobre o assunto que se pretende trabalhar. Pode ser por meio de livros, outros TCCs, artigos científicos, portais da área ou notícias de jornais. Quanto mais pesquisar e ler sobre o tema, melhor ficará o projeto e, consequentemente, o TCC.

Lembre-se da ABNT: É fundamental conhecer os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para realizar o Projeto e o TCC. Leia o Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da USC. Pode ser um pouquinho por semana!

Prepare-se antes: Aos alunos que ainda não chegaram neste estágio, uma forma de se prepararem melhor é se interessar pelo conhecimento teórico, procurando relacioná-lo com a prática profissional. Leia artigos teóricos para se familiarizar com o texto científico, desenvolva atividades relacionadas à pesquisa, como iniciação científica e participe de eventos científicos. Pense em possibilidades de temas para o TCC antes de chegar no segundo semestre do terceiro ano. Observe as disciplinas que você mais gosta, guarde artigos lidos em outras disciplinas, anote os livros que você já utilizou no curso. Tudo isso te ajudará a escolher seu tema.

Fontes: Professoras Érica Franzon, Nirave Caram e Fernanda Almeida.